Banner-728x90px-Alagoas-Inteligente_2
1017
27 de fevereiro de 2026
Folha de Alagoas
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
27 de fevereiro de 2026
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Reforma da Previdência: mensagem presidencial aborda o tema de forma conservadora

22 de dezembro de 2016
0

EBC

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Sintetizo aqui a primeira avaliação pública da Fundação João Mangabeira (FJM), órgão de estudos do Partido Socialista Brasileiro (PSB), sobre a proposta de reforma da Previdência encaminhada pelo governo federal à Câmara dos Deputados no último dia 6 de dezembro.

A mensagem presidencial aborda o tema de forma tradicional e conservadora. Está alinhada com outras alterações, feitas no passado, que meramente promoveram cortes de benefícios, o que tem sido claramente insuficiente. Não houve esforço para apontar medidas inovadoras e criativas que atendam aos três objetivos de uma verdadeira reforma: manter o caráter distributivo do sistema, equilibrar as contas públicas e ajudar na retomada do crescimento da economia.

A FJM apoia medidas que cortem privilégios concedidos a grupos já contemplados com bom nível de renda. Também é adequado unificar os regimes geral e próprio, fortalecendo o sistema de previdência complementar, assim como é adequado, em muitos casos, cortar o valor de certas pensões.

Mas o que se observa é que a faca corta fundo nos benefícios dos mais pobres. Os grandes perdedores são, como sempre, os trabalhadores rurais, os beneficiários da prestação continuada (BPC) e outros grupos de menor renda. Sem vínculos estáveis, estes não terão como receber aposentadoria integral, pois não atingirão 49 anos de contribuição contínua. As medidas mantiveram intactas as isenções da contribuição previdenciária, concedidas nos últimos anos a muitas empresas, sem contrapartida, uma clara fonte de deficit do sistema.

Portanto, que sejam revistas as isenções tributárias e que se busquem novas fontes de recursos, como a cobrança do imposto de renda sobre distribuição de lucros e dividendos. Também se pode buscar uma engenharia financeira que permita aplicar parte das contribuições de empregados e empregadores na compra de títulos do Tesouro, criando assim um financiamento seguro para a dívida pública, o que reduziria rapidamente as taxas de juros. Essa atitude promoveria o equilíbrio fiscal com muito mais rapidez, incentivaria o setor produtivo a investir, gerando emprego, e reduziria os ganhos de quem opera com capital especulativo.

O Congresso Nacional tem a oportunidade de fazer as mudanças necessárias e de corrigir as injustiças que a proposta do governo contém. Esperamos que os parlamentares se empenhem em transformar uma proposta que aprofunda as desigualdades em outra, que promova o desenvolvimento e a justiça social.

Fonte: Congresso em foco

Você também pode gostar desses conteúdos

Governo do Estado antecipa salários de servidores para esta quarta-feira (25)
Economia

Governo do Estado antecipa salários de servidores para esta quarta-feira (25)

por Redação
25 de fevereiro de 2026
Preço do arroz em Maceió subiu 30% desde a tragédia no RS, diz Procon
Economia

Procon Maceió divulga pesquisa de itens da cesta básica em fevereiro

por Redação
24 de fevereiro de 2026
Prévia da inflação desacelera para 0,26% em junho
Economia

Mercado reduz previsão da inflação para 3,91% este ano

por Redação
23 de fevereiro de 2026
Desemprego atinge 7% no 1º trimestre, menor taxa para o período em 13 anos
Economia

Dezenove estados e DF têm em 2025 o menor desemprego já registrado

por Redação
20 de fevereiro de 2026
Setor de serviços cresce 2,8% em 2025, quinto ano seguido de alta
Economia

Setor de serviços cresce 2,8% em 2025, quinto ano seguido de alta

por Redação
14 de fevereiro de 2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post

Centro abandonado

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

7 de agosto de 2025
Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

7 de agosto de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saúde

Justiça condena estado de Alagoas a fornecer tratamento multidisciplinar a criança com Síndrome de Down

26 de fevereiro de 2026
Geral

Circo Kroner oferece meia-entrada solidária nas últimas sessões em Maceió

26 de fevereiro de 2026
Geral

Unimed é condenada a custear pré-natal e parto em rede particular por falta de profissionais

26 de fevereiro de 2026

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.