Três pautas diferentes, mas de extrema importância para as gestões municipais serão discutidas na próxima segunda-feira (17), na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). Para iniciar, às 10h, o superintendente da Controladoria Geral da União em Alagoas, William Gomes, e o auditor federal de finanças e controle da CGU, Sérgio Studart, farão um diagnóstico do Controle Interno nos Municípios e vão explicar a necessidade de uma Ouvidoria.
Já às 10h40, o presidente da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), Carlos Araújo, mostra aos prefeitos o trabalho da Junta como integrador estadual da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), no qual Alagoas é referência nacional em relação à implantação.
Desde 2015, a Receita Federal coloca Alagoas no primeiro lugar do ranking que avalia a Redesim em todas as unidades federativas do país, onde o estado dispõe de um ambiente on-line, o Portal Facilita Alagoas, que integra os 102 municípios, órgãos de registro, de administração tributária e de licenciamento.
Para finalizar, às 11h10, a deputada Jó Pereira vai reunir reitores das universidades e os prefeitos para dialogar sobre o transporte universitário municipal. Para o presidente da AMA, Hugo Wanderley, a AMA está sempre aberta aos assuntos municipalistas que ajudem a desenvolver as cidades e a melhorar as gestões.