O 10º Juizado Cível e Criminal de Maceió, localizado no bairro Benedito Bentes, promove, desde a última segunda-feira (16), mutirão para solucionar litígios por meio da conciliação. A expectativa é que sejam realizadas 120 audiências até esta quinta-feira (19), quando a força-tarefa termina.
O síndico Carlos Antônio esteve na unidade judiciária nesta quarta-feira (18) e fez acordo com um morador que estava com o condomínio atrasado. “Estou aqui por conta de uma dívida de condomínio. O rapaz devia alguns meses e conseguimos articular um desconto, dentro do que o regimento permite e das possibilidades que ele tem de pagar. Todo mundo saiu ganhando”, disse.
O mutirão tem à frente a juíza Aída Cristina Lins Antunes e conta com o apoio de 120 estudantes do curso de Direito do Centro Universitário Tiradentes (Unit). Os alunos acompanham as audiências e prestam auxílio às partes. “Essa experiência é muito válida. Estou tendo a oportunidade de pôr em prática aquilo que aprendo em sala de aula”, revelou o estudante Flávio Brito, do 8º período.
A coordenadora do curso, Caroline Mafra, explicou que a parceria entre a Unit e o Judiciário ocorre desde 2011. “É importante essa interação porque, além de aprimorar o nosso ensino, podemos auxiliar o Poder Judiciário alagoano”.