A partir desta sexta-feira (20), a Estação Jaraguá, novo terminal do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), vai entrar em fase de testes e os motoristas precisam estar atentos no momento de passar pelos cruzamentos no percurso por onde o VLT vai passar. Ele entra em operação de forma definitiva a partir do dia 20 de outubro.
De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), a expectativa é que cerca de 3 mil passageiros utilizem o VLT distribuídos pelas 38 viagens que serão realizadas por Maceió. Aos sábados, o número de viagens será reduzida para 24.
Ainda de acordo com a CBTU, durante os horários de grande volume de passageiros, as saídas da estação acontecerão a cada 30 minutos. Já nos horários de menor movimento, as viagens acontecem a cada 1 hora.
Como diferencial, a estação do Jaraguá será menor e mais compacta, e o abastecimento de energia será por meio de energia solar. A água utilizada para a limpeza será reutilizável da chuva e a CBTU garante que as próximas estações que serão entregues terão o mesmo sistema de modernização e sustentabilidade.
Segundo o órgão foram R$ 20 milhões gastos com toda as obras. Com grande parte das reformas já concluídas, as próximas obras que serão entregues a população serão as das Estações de Bom Parto e do Mercado. Ambas estão sendo reformadas e por volta de dezembro ou janeiro, as reformas já estarão concluídas, garante a CBTU.
Assessoria