O jornal espanhol “Mundo Deportivo” informa que os árbitros selecionados para a Copa do Mundo de 2018 vão passar por um curso de formação sobre o VAR (árbitro de vídeo). Os responsáveis por apitar no Mundial de Clubes deste ano também passarão pelo programa, que terá continuação em Abu Dhabi.
O brasileiro Sandro Meira Ricci está nessa lista, que conta com outros 36 profissionais do apito. No caso do Mundial de Clubes, o juiz terá a companhia dos assistentes Emerson de Carvalho e Marcelo van Gasse, além de Wilton Pereira Sampaio, que vai atuar como árbitro de vídeo.
Os árbitros selecionados para a Copa do Mundo irão participar dos cursos entre os dias 25 e 29 de novembro, assim como aqueles que atuarão no Mundial de Clubes. Apesar disso, os apontados para apitar na competição de times vão continuar o treinamento nos Emirados Árabes, que sediam o torneio.
Na semana passada, a Fifa anunciou que decidiria em conjunto com a Ifab (International Football Association Board, órgão responsável pelas regras do futebol) sobre o uso do árbitro de vídeo na Copa do Mundo. As reuniões acontecem em fevereiro, e o mais provável é que a decisão final seja tomada no início de março.
De acordo com o “AS”, que informou sobre a medida da Fifa, o debate entre os dirigentes é bastante dividido – enquanto alguns acham que a novidade é perfeita para acabar com qualquer erro grosseiro, outros querem a melhoria do sistema antes de sua implementação.