Patrulheiros de proximidade do Programa Ronda no Bairro, evitaram há pouco, o suicídio de um jovem de 20 anos, identificado como Thiago Rafael Eloi de Almeida. A atitude suspeita do rapaz chamou a atenção da operadora de vídeo do Programa, responsável por acompanhar as câmeras de videomonitoramento de Maceió do área de atuação do Ronda no Jacintinho, no Centro Integrado Operacional de Segurança Pública (Ciosp).
Imediatamente, uma das viaturas foi acionada e a patrulha chegou a tempo de evitar que Thiago pulasse do elevado existente próximo a Caixa Econômica Federal do bairro. Os policiais levaram o jovem até a Casa de Direitos, localizada no Mirante Kátia Assunção e acionaram o Samu que prontamente atendeu a ocorrência.
Familiares de Thiago informaram que este sofre de depressão e há alguns meses apresenta comportamentos com tendências suicidas.
Ronda no Bairro
60 policiais militares da reserva e da ativa atuam na área comercial do Jacintinho, nos dois turnos de serviço: das 6h30 às 14h30 e das 14h30 às 22h30, de segunda a sábado; e aos domingos de 6h30 às 14h30.
As patrulhas realizam rondas a pé, de moto e de bicicleta, na Av. Cleto Campelo, no trecho compreendido entre a TV Ponta Verde até a Madeireira Malta, com entrada na feirinha e no Mirante do bairro, onde fica localizada a Casa de Direitos. E todas as abordagens realizadas pelas patrulhas devem ser filmadas e armazenadas num servidor do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec).
O Ronda no Bairro precisa alcançar objetivos em seus eixos de atuação: segurança de proximidade; abordagem social/comunitária; atenção à população em situação de vulnerabilidade social e articulação para a requalificação de espaços de convivência mútua degradados.