A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AL) informa aos consumidores sobre mais um recall de veículos. A empresa Moto Honda da Amazónia Ltda. (HDA) convoca os consumidores para realização de reparos necessários no sistema de airbag do modelo Honda GL 1800 Gold Wing.
Constatou-se que em algumas unidades do modelo GL 1800 Gold Wing ano/modelo 2013 a 2015, o insuflador do sistema de retenção suplementar (airbag) poderá apresentar expansão com intensidade acima do previsto em projeto nos casos onde o dispositivo for acionado em colisões frontais de grande monta, situação em que o acionamento do airbag é esperado.
Nesse caso, haverá a possibilidade de rompimento da estrutura do insuflador, permitindo a projeção de fragmentos metálicos. Essas situações poderão causar danos materiais e lesões graves ou até mesmo fatais aos ocupantes e/ou terceiros.
De acordo com a empresa, as medidas propostas serão a de substituir o insuflador do sistema de retenção suplementar (airbag) do lado do passageiro por um componente produzido por um outro fornecedor com características técnicas diferentes, isento das não conformidades descritas neste relatório.
O referido componente será instalado de forma gratuita em todas as unidades afetadas pela campanha que comparecerem a uma de nossas concessionárias em virtude ou não do chamamento, eliminando completamente a possibilidade de ocorrência do sintoma mencionado. O atendimento será feito por prazo indeterminado a partir do dia 22 de janeiro. Os proprietários dos veículos envolvidos nesta campanha serão atendidos pela rede autorizada de concessionárias de automóveis Honda em horário comercial.
Confirme no site www.honda.com.br/recall ou em na central de atendimento pelo 0800-701-3432 (segunda a sexta-feira, das 08h às 20h e sábado, das 09h às 14h – horário de Brasília) a necessidade do reparo, os endereços das concessionárias e possível agendamento.