A eliminação na Copa do Brasil, após uma derrota surpreendente para o Ferroviário, na última quinta-feira, abalou as estruturas do Sport. Além de demitir toda a diretoria de futebol, o presidente Arnaldo Barros, que também se retirou do cargo de vice-presidente da pasta, resolveu afastar o atacante André. De acordo com o mandatário rubro-negro, o centroavante não está focado no Leão desde que recebeu uma proposta do Grêmio e só retornará ao time após a solução do caso.
A relação com o atacante ficou abalada desde o duelo contra o Santos-AP, pela Copa do Brasil, quando André alegou problemas pessoais e pediu para não jogar. Na última quinta-feira, o jogador foi vetado pelo departamento médico do clube, após reclamar de dores no joelho. A versão foi confirmada por Arnaldo Barros.
– Quanto a André, ele realmente foi procurado pelo Grêmio. Teve uma proposta. Para o atleta, uma proposta significativa, que mexeu com a cabeça dele. E ele não está se sentindo inteiro para jogar. Momentaneamente, ele está afastado até que se resolva a situação dele. Não podemos ter um atleta pela metade. Ou ele está 100%, ou não está. Ele não treina mais enquanto não resolver isso. No momento, está com dores no joelho. Quando se recuperar, se não tiver resolvido, vai treinar em separado até que isso se resolva.
Recentemente, o Grêmio fez algumas propostas oficiais por André. O clube gaúcho fez uma oferta de 2 milhões de euros (cerca de R$ 8 milhões) por 60% dos direitos do centroavante, além de colocar jogadores no negócio, por empréstimo. E ofereceu a possibilidade de pagar mais um valor ao clube pernambucano depois de um período estipulado, se André não fosse negociado. O jogador tem contrato com o Sport até 2022. Segundo informações apuradas pelo GloboEsporte.com, o time gremista fará outra proposta oficial na próxima semana.
Em relação ao volante Rithely, que também não atuou diante do Ferroviário por conta de problemas físicos, Arnaldo Barros disse que o atleta tenta se recuperar de uma lesão no tornozelo e não o vê sem vontade de seguir no Sport e, inclusive, revelou que teve uma reunião com o jogador nesta sexta-feira.
– Rithely tem problemas físicos. Isto está demonstrado. E ele está tentando se recuperar, fazendo tratamento em dois períodos e temos a esperança que ele faça seu melhor desempenho. É claro que naquele momento inicial, ele mostrou vontade de sair do clube porque as propostas feitas são tentadoras e mexe com a cabeça de qualquer profissional. Eu ainda conversei com ele nesta sexta-feira e ele disse que vai se dedicar ao tratamento no tornozelo. Foi uma conversa pessoalmente e particularmente com ele.
Recentemente, o volante também foi procurado por clubes como o Internacional e Atlético-MG. Ele chegou a ter a saída encaminhada para o Inter, mas o Leão endureceu na negociação, visto que os moldes sugeridos não satisfaziam aos rubro-negros, que só desejam negociar 100% dos direitos do atleta. Em uma rede social, o jogador desabafou sobre a situação e disparou contra as críticas que vem recebendo por parte da torcida por não estar jogando pelo Sport.
Arnaldo Barros disse que não vê semelhanças entre esses dois casos com o do meia Diego Souza, que foi negociado no início do ano por R$ 10 milhões e se transferiu para o São Paulo. Diego chegou a estar na mira do Palmeiras em 2017 e também ficou ausente de algumas partidas do Leão na Série A.
– Quanto a questão dos atletas, eu não vejo situações de semelhança. Diego não teve problema porque foi assediado por algum clube. Na época, teve um problema pessoal já esclarecido e não tinha condições de participar das atividades.
GE