Em sua quarta edição, o Projeto Surf-salva parte para o Litoral Norte de Maceió, na praia de Jacarecica. O projeto é uma ação do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) em parceria com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) e busca orientar surfistas sobre a forma mais segura de ajudar alguém sem situações de afogamento.
De acordo com o capitão Themisson Vasconcelos, chefe da Seção de Operações do Grupamento de Salvamento Aquático (GSA), o projeto proporciona uma maior aproximação entre os guarda-vidas e os surfistas.
“O objetivo deste projeto é aproximar os surfistas ao CBMAL, tornando-os parceiros na arte de salvar vidas e reduzir o risco de mortes por afogamento no litoral do Estado, em um ambiente em que o surfista já está presente. Portanto esta capacitação é voltada para surfistas que pretendem aprimorar seus conhecimentos técnicos sobre o mar e que pretendem usar suas habilidades para a prevenção, resgate e primeiros socorros em emergência aquática”, explicou o oficial.
Anteriormente, o projeto ocorreu nas praias de Jatiúca, Sobral e Francês, capacitando cerca de 100 surfistas. “Isto é benéfico para toda a sociedade e para o CBMAL, pois amplia, de certa forma, a área de abrangência do Grupamento de Salvamento Aquático” concluiu.
No minicurso, os participantes receberão noções de prevenção de afogamentos, salvamento aquático e atendimento pré-hospitalar. As orientações serão adaptadas ao uso de pranchas de surf, stand-up, bodyboard, etc. A parte teórica será feita on-line no endereço www.sobrasa.org/surf e a prática no dia 24 de março, das 8h às 12h, na praia de Jacarecica.
INCRIÇÕES
Foram disponibilizadas 30 vagas com inscrições gratuitas pelo link: https://goo.gl/forms/oE6HVXQpZDYiFx4L2.
As inscrições já estão abertas e serão encerradas com o preenchimento das vagas. Mais informações pelo número: 3315-2846.