A Superintendência de Limpeza Urbana (Slum) começou uma importante campanha de conscientização da população sobre o descarte adequado de resíduos. O projeto conta com instalação de placas, câmeras e panfletagem, todas as ações com o novo mascote do órgão, um porquinho.
A campanha teve início com a inauguração do Ecoponto Dique Estrada. Placas foram instaladas nos pontos crônicos de lixo, mostrando que ali não era local de descarte e indicando o local correto. Já nas prévias carnavalescas e no Carnaval, foram distribuídas máscaras do porquinho. O material trazia uma mensagem sobre descarte correto, além da ação de educação ambiental.
A campanha educativa está sendo reforçada com a instalação de câmeras de monitoramento. “Todo nosso material vai estar sinalizado com o nosso mascote. Então, quando você encontrar o porquinho, você já sabe, estamos de olho. Queremos mostrar de forma lúdica como é importante a contribuição de todos com a limpeza urbana. Garantir uma proximidade do poder público com o cidadão, incentivar a coleta seletiva e coibir o descarte irregular de resíduos”, comentou Davi Maia, gestor da Slum.
As imagens das câmeras de monitoramento, que estão sendo instaladas em toda cidade, serão fiscalizadas pela Central de Limpeza do órgão e visa coibir e punir os descartes irregulares.
O órgão também conta com o mascote inflável que será usado nas ações de educação ambiental.