Com a intenção de promover discussões políticas sadias e cheias de ideias, os jovens Anobelino Martins e Isaque Lins desenvolveram o projeto Política se discute. A proposta é trazer para a internet questões sobre o campo político e promover debates com a participação dos internautas.
As discussões são feitas através da página no facebook “Política se discute”, que vem trazendo cada vez mais pessoas para o campo das discussões políticas. Isaque, um dos idealizadores do projeto, contou para a nossa equipe um pouco da ideia.
“O principal objetivo do projeto é romper com a máxima de que política não se discute, ou de que esse debate é afeto apenas aos agentes políticos. As pessoas associam política à corrupção e, para não se sentirem maculadas com o debate se afastam dele. O que nós queremos é convidar as pessoas a entenderem o que realmente é a política e como ela influencia o nosso dia a dia”, disse.
Pensadores como Nicolau Maquiavel e Marco Túlio Cicero servem como base para as discussões dos jovens que, com uma linguagem acessível e bem humorada, procuram estabelecer um ambiente onde é possível discutir com base conceitual.
Anobelino e Isaque
Os dois amigos se conheceram na escola de Educação Básica Padre José de Anchieta, no munícipio de São Luís do Quitunde, e sempre foram interessados por política. Eles contam que, desde os estudos na escola do interior, sempre foram apaixonados por debates que abordavam o tema.
Anobelino Martins é formado em filosofia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É escritor e, aos 26 anos, já tem três livros publicados pela editora Qgráfica. Isaque Lins tem 23 anos, concluinte do Curso de Direito no Centro Universitário Cesmac e escreve para a coluna “P de Política” no Portal AlaNorte Notícias.
Fora da internet
O projeto se estende também para escolas, encontros acadêmicos e de cunho político, onde os dois estudantes proferem palestras do que eles chamam de conscientização para boa política.
AlaNorte Notícias