Por meio de nota encaminhada à imprensa, o PDT Maceió se posicionou acerca do pedido de prisão de Lula formulado pelo juiz Sérgio Moro.
No comunicado, o partido manifestou “seu mais veemente repúdio ao processo de fragilização da democracia brasileira, inaugurado com o golpe midiático-parlamentar-empresarial que cassou ilegitimamente o mandato da também ex-Presidente Dilma Rousseff”.
LEIA NA ÍNTEGRA
Tendo em vista o clima de absoluta insegurança jurídica criado no País pelas últimas e conflitantes decisões do Supremo Tribunal Federal – STF, que levou à não menos absurda decretação da prisão do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Diretório Municipal de Maceió do Partido Democrático Trabalhista – PDT, representado por seu Presidente, Marcondes Ricardson Torres Costa, vem manifestar, de público, seu mais veemente repúdio ao processo de fragilização da democracia brasileira, inaugurado com o golpe midiático-parlamentar-empresarial que cassou ilegitimamente o mandato da também ex-Presidente Dilma Rousseff.
Chegamos à conclusão de que o golpe de 2016, tramado e executado, no Brasil e no exterior, pela sanha do poder econômico com o apoio do que existe de mais atrasado na política brasileira, não foi um ato que se esgotou em si mesmo: trata-se, na verdade, de um processo cruel e excludente de devolução da economia do Brasil aos setores hegemônicos da sociedade, para a implantação de um programa de governo que aumente a desigualdade entre ricos e pobres e, consequentemente, a injustiça social. Esse processo conta, infelizmente, como temos visto no dia a dia, com o beneplácito do STF, a suprema corte, que deveria assumir sua posição institucional de guardião do regime de liberdades inaugurado em 1988 pela Constituição brasileira.
Queremos alertar que o Estado democrático de direito corre sério risco hoje em nosso País. É preciso mantermo-nos vigilantes e ativos, vinte e quatro horas por dia, para que a luz da democracia não se apague em nosso horizonte, e, com espírito de luta, impedir que as trevas do autoritarismo voltem a se abater sobre nós, como aconteceu em abril de 1964.
O primeiro compromisso do verdadeiro democrata é a eterna vigilância. Defender as garantias constitucionais de todos os brasileiros, do ex-Presidente Lula, inclusive, faz parte deste compromisso, conforme tem repetido Brasil afora o Dr. Ciro Gomes, nosso pré-candidato à Presidência da República.
Marcondes Ricardson T. Costa
(Presidente do PDT Maceió)
Redação, com Assessoria