A primeira Solenidade da recém-fundada Academia Quitundense de Letras-AQL foi realizada no último sábado (17), em São Luís do Quitunde, Região Norte de Alagoas. A cerimônia aconteceu na histórica Escola estadual Messias de Gusmão e teve início às 19h30 com a execução do hino da cidade entoado pelo cantor e compositor Tadeu Barbosa.
A solenidade teve como intuito dar posse aos primeiros Sócios Efetivos da AQL, foram eles: o filósofo e professor Anobelino Martins da Silva; o advogado e ensaísta Isaque Rafael da Silva Santos Lins; o padre e historiador Alex Sandro da Silva; o jornalista e repórter Abidias Martins da Silva; A poetisa e professora Josélia Nascimento da Silva; o compositor e professor Tadeu Barbosa dos Santos; o padre e poeta Elison Silva Santos; a pesquisadora Estéfane Carvalho do Nascimento; e o roteirista e professor Antonio Nascimento da Silva.
Marcaram presenças no evento; o vice-presidente da Federação das Academias de Letras do Estado de Alagoas e presidente da Academia Penedense de Letras, Artes, Cultura e Ciências – APLACC, Moezio Vasconcellos; a presidente da Academia de Artes e Letras do Nordeste e do Grupo Literário Alagoano, Nara Sá; representantes da Academia Alagoana de Cultura e da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – SOBRAMES (regional de Alagoas); também estiveram presentes autoridades do município, familiares, amigos e a população em geral.
A sessão solene foi iniciada pelo vice-presidente da Federação das Academias de Letras de Alagoas, Dr. Moezio Vasconcellos, que seguindo o protocolo empossou os idealizadores e fundadores da AQL, Anobelino Martins e Isaque Lins, que também são membros efetivos do sodalício. Em seguida, Moezio Vasconcelos passou a condução dos trabalhos para o empossado acadêmico e presidente Anobelino Martins, que seguiu empossando os demais sócios efetivos da Academia Quitundense de Letras.
Foram 9 (nove) cadeiras ocupadas, cada um tem como patrono e patronesse, nomes de escritores(as) quitundenses, que deixaram suas obras, que foram além das fronteiras do nosso município e estado, e agora serão divulgadas, pesquisadas e trabalhadas com toda comunidade quitundense. Os recém-empossados têm pela frente o dever de cuidar da literatura e cultura.
Durante a Cerimônia de Posse houve a entrega de diplomas de Convidado de Honra e cada homenageado recebeu exemplares das obras dos escritores quitundenses, Padre Elison Silva e Padre Alex Sandro. Ouve ainda duas apresentações musicais com a imortal da Academia Alagoana de Cultura Maria Madalena.
Alanorte Notícias