Sessão solene marcou, nesta quinta-feira (22), a concessão de Título de Cidadão Honorário ao comandante-geral do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz), coronel Nilton Diniz Rodrigues e a entrega da Comenda Desembargador Mário Guimarães ao general Nilton Moreira Rodrigues. A solenidade ocorreu no auditório da Casa da Indústria, no Farol, e foi presidida pelo vereador Eduardo Canuto (PSDB), autor da propositura de outorga, aprovada pelos demais parlamentares que compõem a Câmara Municipal de Maceió.
Integrantes da corporação, da Segurança Pública, de instituições, amigos e familiares prestigiaram a solenidade e puderam destacar a importância do momento e do reconhecimento aos dois homenageados.
“Estou do lado de uma das pessoas mais importantes na minha vida, o general Nilton Moreira. Tive oportunidade de compartilhar os ensinamentos dele com meus filhos, e hoje estou podendo compartilhar com meus netos. Família, segurança e religião são pilares importantes e foram fundamentais na minha formação e a ele devo esses ensinamentos”, disse Eduardo Canuto, que serviu ao Exército à época em que o general era comandante do 59º BIMtz. “ O general Nilton reconhecia os valores, conhecia o potencial de cada soldado. Tudo o que tenho e sou devo ao esporte, mas na minha vida militar tudo que sou devo ao senhor, general, que foi um pai para mim”, declarou o parlamentar.
Da Associação dos Ex-Combatentes e Amigos do Museu, Romany Cansanção Mota agradeceu à Câmara e ao vereador Eduardo Canuto por atender ao pedido feito pela entidade e falou de sua admiração e reconhecimento ao general Nilton Moreira. “Não só pela carreira militar, mas como amigo e pela vida acadêmica que o senhor seguiu. Temos aqui um cidadão alagoano, capelense, que se preocupou com a vida acadêmica e isso não é para qualquer um. O senhor deixou seu legado de ética, seriedade e de como conduzir a atividade pública, quando comandou a Sudene, o Sebrae”, disse.
O general Nilton Moreira agradeceu a homenagem concedida a ele e ao filho e falou de seu sonho acalentado durante anos, que era o de comandar o 59º BIMtz, à época 20º Batalhão de Caçadores. “Naquela época, tínhamos três alternativas: ser advogado, militar ou do Banco do Brasil”, afirmou.
O comandante do 59º, coronel Nilton Rodrigues falou de sua alegria em receber o Título de Cidadão Honorário de Maceió, disse que foi o único da família a nascer no Rio de Janeiro, onde o pai se encontrava a serviço do Exército. “É muito importante receber o título da cidade de Maceió. Por um acaso do destino, meu pai estava fazendo a Escola Maior e eu acabei nascendo no Rio, diferente de todos os integrantes de minha família. Mas não tenho nenhum vínculo com o Rio, não é minha raiz, não é o local que eu vou me estabelecer no futuro. Essa é minha cidade, meu chão, minha terra e hoje o significado disso para mim é extremamente importante”, declarou.
Assessoria