“Nós só tivemos a dimensão da ocorrência quando a gente saiu e viu a pista cheia de espuma, bombeiros preparados para um incêndio, ambulâncias. Ali a gente sentiu como tinha sido importante. O comandante desceu chorando, ele estava emocionado”, disse Sidnei Moura, um dos passageiros do voo LA8084, que fez um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na madrugada desta quinta-feira (20).
O Boeing 777 da Latam decolou com 339 passageiros e 16 tripulantes à 0h30 de Guarulhos (SP) com destino a Londres. Segundo a Latam, todos os passageiros desembarcaram em segurança e receberam assistência.
“Começamos a sentir um forte cheiro e começou a esquentar a aeronave porque eles reduziram a capacidade do ar condicionado, né? E na sequência dessa situação, a tripulação começou a conversar com o comandante que deixou escapar um áudio informando que havia um problema muito sério e que ocorreu uma pane elétrica. Quando os passageiros escutaram sobre essa pane elétrica, todo mundo ficou muito nervoso, todo mundo entrou em pânico, algumas pessoas choravam, outras gritavam”, disse o passageiro Marcelo de Santana.
Na hora do pouso, mais um susto. Os dois trens de pouso principais têm doze pneus. Segundo a companhia aérea, oito foram danificados e esvaziaram.
“Na hora que pousou, todo mundo se assustou bastante, foi um estrondo. Todo mundo se segurou, chorou”, disse a passageira Cidneia Antongiovani.
À tarde, os passageiros que estavam no voo foram chamados para embarcar. Eles enfrentaram uma longa fila e retornaram para o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e seguiriam para Londres na madrugada desta sexta (21).
Retirada da aeronave
Um avião cargueiro da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou, por volta das 17h50 desta quinta-feira (20), ao Aeroporto de Confins, na Grande BH, com dois macacos hidráulicos e oito pneus, pesando 250 quilos cada. O equipamento, que tem seis toneladas, será usado para retirar o Boeing 777 que está na pista.
De acordo com a Latam, uma parceria foi fechada com a FAB para o envio dos materiais. Às 18h, a previsão era que a liberação da pista ocorreria às 22h. Em nota, a empresa não esclareceu o que aconteceu com a aeronave e afirmou que “não está medindo esforços para minimizar impactos a passageiros” (leia abaixo).
Às 21h, segundo a concessionária BH Airport, eram 143 voos cancelados, além de atrasos em 47 pousos e em 40 decolagens. Em média, 30 mil pessoas passam diariamente por Confins em 300 voos.
O que diz a Latam
Leia a íntegra da nota da Latam:
A LATAM Airlines Brasil em parceria com FAB (Força Aérea Brasileira) está enviando uma aeronave Hércules com dois macacos hidráulicos e oito pneus. Ao todo são 6 toneladas de equipamentos para retirar a aeronave da pista do aeroporto de Confins. A empresa reitera que não está medindo esforços para mitigar os impactos aos passageiros que têm voos de e para o aeroporto mineiro.
O esforço conjunto entre a FAB (Força Aérea Brasileira) e a LATAM Airlines Brasil visa a volta da operação regular do aeroporto.
Contexto
A LATAM Airlines Brasil informa que o voo LA8084 (São Paulo/Guarulhos-Londres), que partiu às 00h30 (hora local) de hoje (20), alternou para o aeroporto de Belo Horizonte/Confins em razão de questões técnicas. Todos os passageiros desembarcaram em segurança e estão recebendo a assistência necessária.
Durante o pouso, às 1h43, os pneus da aeronave foram danificados e terão de ser trocados para possibilitar a retirada da aeronave da pista, que está interditada.
A companhia reitera que seguiu todos os procedimentos previstos para este tipo de situação, mantendo o controle da aeronave em todos os momentos e resguardando sempre a segurança de seus passageiros.
A LATAM reafirma o seu compromisso em manter os mais altos padrões de segurança e lamenta os inconvenientes que esta situação possa ter causado aos clientes.”
G1