16 de setembro de 2025
Folha de Alagoas
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
16 de setembro de 2025
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Estádios da Copa América terão resguardo de gramado de 30 dias e código de conduta para torcida

14 de janeiro de 2019
0

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Realizada em seis estádios de cinco cidades brasileiras, a Copa América 2019 vai preparar e reservar o gramado de cada campo utilizado na competição a partir de 14 de maio – 30 dias antes do início do torneio de seleções. Os jogos neste período serão restritos e vão depender de avaliação e inspeções periódicas de uma consultoria contratada pela organização do torneio, informou o Comitê Organizador Local da Copa América 2019.

Cada estádio escolhido como sede do torneio – Maracanã, Morumbi, Arena Corinthians, Mineirão, Fonte Nova e Arena Grêmio – assinou termo com o compromisso de resguardar o campo de jogo 30 dias antes da primeira partida pela competição que começa dia 14 de junho. Nos dias de jogos e véspera das partidas no sul-americano, o controle dos estádios é 100% da organização.

Os clubes brasileiros – Flamengo e Fluminense jogam no Maracanã, Cruzeiro, no Mineirão, São Paulo, no Morumbi, Grêmio e Corinthians em suas arenas particulares e Bahia, na Fonte Nova – já sabem que dificilmente terão vida normal entre maio e o fim da competição, em julho.

O Campeonato Brasileiro de 2019 só para dia 12 de junho – dois dias antes da abertura da competição sul-americana de seleções. Há expectativa, no entanto, de que as inspeções até a véspera da competição permitam alguma partida até o fechamento total para a competição. Além do Brasileiro, o período de resguardo dos gramados prevê jogos da Copa do Brasil e Libertadores.

Proibições e código de conduta

Seguindo o regulamento atual da Conmebol, que endureceu as regras de segurança após episódios de violência nas finais da Sul-Americana 2018 e da Libertadores 2019, há restrições para entradas de objetos com torcedores. Um “Código de Conduta no Estádio” coloca entre as proibições cartazes ou bandeiras maiores do que 2m x 1,5m.

As regras de comportamento do torcedor também condenam ofensas racistas, xenófobas ou de qualquer natureza. Em casos desse tipo, torcedores e profissionais credenciados para a competição terão primeiro orientação da organização do evento e, caso insistam no comportamento, as pessoas serão retiradas dos estádios.

A reportagem enviou algumas perguntas para o Comitê Organizador Local da Copa América. Algumas questões, como a origem dos recursos privados para financiar a competição e o orçamento total, ainda estão indefinidas. A organização promete “boas novidades” em breve.

Confira a íntegra das respostas logo abaixo.

GloboEsporte.com: Os seis estádios escolhidos ficarão bloqueados para utilização de clubes brasileiros antes da competição? Se sim, por quanto tempo?

A interferência é mínima do Comitê Organizador Local. Os estádios manterão suas atividades rotineiras. Trinta dias antes da competição, o gramado do estádio entrará num período de preparação final para a competição, sendo resguardado e avaliado periodicamente até o início do torneio. Durante a competição, o Comitê Organizador terá 100% de controle sobre os estádios nos dias de jogo e véspera de jogo. Nos demais dias, haverá um uso compartilhado.

De que maneira a Copa América vai “promover a redução dos custos operacionais”, como diz o site oficial da competição numa de suas premissas? Os custos das novas arenas são entraves para utilização de boa parte dos estádios construídos e remodelados para a Copa de 2014. O que há de estudo e projeção feita pelo Comitê Organizador da Copa América?

Levamos em conta, principalmente no momento de escolha dos estádios, o fato de ele ter ou não uma equipe com operação regular para partidas de futebol e outros eventos, como shows. O custo de se montar uma equipe para apenas um mês de operação sairia mais caro do que utilizar uma equipe que está instalada em um estádio. Trabalhamos com o uso eficiente dos nossos recursos.

Existe algum caderno de encargos com alguma exigência para estádios? Será permitido levar bandeiras? Há previsão de punições em casos de homofobia, racismo?

O Comitê Organizador Local seguirá o Estatuto do Torcedor e as diretrizes das Polícias Militares para segurança em estádios de futebol. Um Código de Conduta no Estádio foi elaborado como orientação ao público e um dos itens proibidos são cartazes ou bandeiras maiores do que 2m x 1,5m.

O Código também orienta que todos os espectadores e pessoas credenciadas devem, durante todo o tempo em que permanecerem no estádio, comportar-se de maneira que não ofendam, arrisquem a segurança ou desnecessariamente incomodem ou assediem outros espectadores e/ou pessoas credenciadas. Quaisquer pessoas que expressem mensagens ofensivas de natureza racista ou xenófoba ou que estimulem outras formas de discriminação serão orientadas em um primeiro momento. Caso insistam com este comportamento, serão convidadas a se retirarem do estádio.

Quando a organização fala em 100% de recursos privados, os recursos virão de onde? Patrocinadores? Quais? Quais gastos estão previstos e qual investimento total?

O Comitê Organizador foi criado para gerir a organização da Copa América Brasil 2019. As receitas virão da venda de ingressos e de recursos repassados pela Conmebol através da venda de direitos comerciais e de televisão. A Conmebol designou uma agência para negociar os ativos comerciais da Copa América. Estamos confiantes que, em breve, teremos boas novidades.

GE

Você também pode gostar desses conteúdos

Portaria cria comitê para organizar Copa do Mundo feminina de 2027
Esporte

Portaria cria comitê para organizar Copa do Mundo feminina de 2027

por Redação
13 de setembro de 2025
Esporte

Eliminatórias: Brasil termina em quinto lugar, pior posição da história

por Redação
10 de setembro de 2025
Esporte

Brasil enfrenta Bolívia em seu último compromisso pelas Eliminatórias

por Redação
9 de setembro de 2025
Seleção encara Chile e se despede da torcida brasileira no Maracanã
Esporte

Seleção encara Chile e se despede da torcida brasileira no Maracanã

por Redação
4 de setembro de 2025
Piastri vence GP da Holanda e amplia vantagem com abandono de Norris
Esporte

Piastri vence GP da Holanda e amplia vantagem com abandono de Norris

por Redação
1 de setembro de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post

Plano de contingência para o bairro do Pinheiro será apresentado nesta sexta

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

7 de agosto de 2025
Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

7 de agosto de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sem categoria

Desemprego recua para 5,6%, a menor taxa desde 2012, mostra IBGE

16 de setembro de 2025
Sem categoria

Duas pessoas são presas por tráfico de drogas e posse ilegal de arma

16 de setembro de 2025
Geral

Setembro Amarelo: médico do Hospital Escola Portugal Ramalho explica a importância da campanha de prevenção ao suicídio

16 de setembro de 2025

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.