Um novo estilo gráfico de jornal, mas com os três pilares mantidos: ética, transparência e veracidade nos fatos. O Folha de Alagoas apresenta, aos seus eleitores, seu novo modelo. O projeto foi totalmente refeito, partindo da ideia de que o veículo tivesse uma abordagem visual mais dinâmica que o anterior. Fatores como ritmo de leitura, organização das notas e matérias foram primordiais para o novo formato. A reestruturação deixa o periódico mais moderno e com uma melhor dinâmica para o receptor.
O diretor de arte, ilustrador e designer gráfico, Cícero Rodrigues, responsável pelo projeto, disse que a mudança também contemplou o redesenho da própria marca do veículo, agora com nova disposição, nova tipografia e novas cores. “A marca também ficou mais compacta para facilitar sua aplicação na capa”.
Segundo ele, outra novidade é que esse logotipo antes era impresso apenas em azul. A nova marca recebeu elemento gráfico em vermelho, discretamente aplicado.
“A nova linguagem gráfica da Folha de Alagoas, usa tipografias modernas e um conjunto de elemento que organizam a página prevendo hierarquia de leitura e peso do elemento da matéria, como título, subtítulo, abertura, fotos e legenda. A ideia é que isso conduza o olho do leitor, sugerindo uma ordem de leitura que dê uma visão geral da matéria antes mesmo da leitura propriamente dita do texto”, frisou.
De acordo com o editor do Folha de Alagoas, João Mousinho, pensando em expandir ainda mais o jornal, em circulação há três anos, novas seções também foram criadas. “A pegada do jornalismo independe continua a mesma, até porque essa é a razão dele existir. Com a disseminação de sites e notícias fakes o impresso ganha mais protagonismo, pois o papel é um material histórico documental, ao contrário de uma notícia online que é rapidamente alterada ou apagada do seu sistema, atendendo assim interesses empresarias ou do poder político, que insistem em deter o controle da informação”, frisou Mousinho.
Quem também falou sobre a restruturação gráfica do semanário foi o outro idealizador da Folha de Alagoas, Cícero Filho: “Essa nova marca irá nos acompanhar em todos os nossos produtos editoriais, o site, programa de TV e em novas investidas que em breve o público irá ficar ciente. A soma de esforços de uma equipe tecnicamente qualificada e comprometida com o jornalismo sério é o que possibilita avançarmos de forma sólida, sempre visando a informação com credibilidade para sociedade”, enfatizou.