A comunidade Poço Azul, no bairro Tabuleiro do Martins, em Maceió, recebeu os técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), nesta quinta-feira (6). Durante toda a manhã, diversos serviços de saúde e orientações sobre como evitar doenças foram disponibilizados à população.
As atividades tiveram início com serviços de aferição de pressão arterial e glicose, testes rápidos para sífilis e HIV, além de vacinas para atualização do calendário de imunização. “O programa também passa informações, por meio de palestras sobre saúde bucal, Infecções Sexualmente Transmissíveis e controle do Aedes aegypti”, explicou a assessora técnica da Gerência de Atenção Primária da Sesau, Elma Liliane de Araújo.
A psicóloga e técnica do Programa de Combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Simone Mazoni, ressaltou a importância do trabalho de orientação para conscientizar jovens e adultos sobre a necessidade do uso de preservativos durante as relações sexuais. Um cuidado que, segundo ela, precisa ser observado para barrar o aumento de casos de Aids e sífilis em Alagoas.
“Nós trazemos orientações à população sobre a importância do uso dos preservativos. Também realizamos testes rápidos para detectar as infecções, uma vez que o diagnóstico precoce é imprescindível para assegurar o tratamento em tempo oportuno”, enfatizou a psicóloga.
O pastor Luiz Santos, que contribuiu com a ação, autorizando o uso do espaço, destacou a importância da iniciativa para a comunidade Poço Azul. “A presença dos técnicos nas comunidades é de suma importância para a disseminação de conhecimentos que pode salvar vidas”, reforçou.
Já a moradora Maria Aparecida Silva, aproveitou para levar os filhos e atualizar o calendário vacinal. “Meus filhos receberam vacinas e pude aprender muito com as palestras. Espero que essas iniciativas se repitam sempre em nossa comunidade”, destacou.
Assessoria