Banner-728x90px-Alagoas-Inteligente_2
1017
8 de fevereiro de 2026
Folha de Alagoas
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
8 de fevereiro de 2026
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Senador alagoano verifica extensão da contaminação por óleo em praias 

24 de outubro de 2019
0

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp
O senador Rodrigo Cunha visitou  a praia da Barra de São Miguel como parte da comitiva do presidente da República em exercício, Davi Alcolumbre, para verificar a extensão da contaminação por manchas de óleo, e pressionar o governo por medidas de contenção emergenciais. No local, equipes do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), da prefeitura e do Exército trabalham na retirada de resíduos do óleo. A população também tem atuado de forma voluntária para conter os danos.
Segundo o presidente em exercício, o governo federal estenderá em dois meses o seguro-defeso para os pescadores afetados pelo derramamento de óleo que atingiu o litoral de todos os estados do Nordeste. Davi Alcolumbre também informou que o Executivo Federal pretende editar uma medida provisória para liberar recursos extraordinários para ajudar estados e municípios onde houve contaminação pelo óleo que veio do oceano.
Apesar de se tratar da maior tragédia ambiental no litoral brasileiro, o senador Rodrigo tem destacado o empenho da população em fazer parte da solução, e alerta que relatórios do IMA atestam que as praias alagoanas continuam próprias para banho. A preocupação dele é que o problema, além de afetar os pescadores, os animais marinhos e o meio ambiente, traga prejuízos a uma das principais fontes econômicas do estado, que é o turismo. Para ele, a ida do presidente da República interino demonstra o empenho do governo em tomar providências para minimizar os danos.
“A vinda do presidente em exercício é muito importante para demonstrar o compromisso do governo federal com o povo nordestino e com as ações de contingenciamento. Neste momento temos que tomar medidas urgentes para que os danos não se alastrem ainda mais. Em momentos de crise é fundamental que todos se unam em busca de soluções”, afirmou Rodrigo Cunha.
O derramamento de óleo ainda de origem desconhecida tem contaminado praias nordestinas há 50 dias. Segundo a Marinha, mais de mil toneladas de resíduos do óleo já foram retiradas das praias. Responsável pelas ações de contenção ambiental, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, também integrou a comitiva, que, de Alagoas, seguiu para Sergipe.
O senador Rodrigo tem monitorado o problema desde o inicio. Tão logo a crise começou a escalar, ele enviou ao Ministério do Meio Ambiente um ofício cobrando informações sobre as providências que a Pasta estaria tomando para minimizar os impactos ambientais e sociais do derrame de óleo. No início desta semana, participou de audiência na Assembleia Legislativa de Alagoas, na qual a Comissão de Meio Ambiente e Proteção dos Animais elaborou uma carta de Alagoas para o presidente da República com recomendações e sugestões em relação às praias atingidas pelo óleo.
Também esta semana, durante audiência pública com o ministro do Turismo, Marcelo Alvaro Antonio, Rodrigo Cunha pediu urgência e foco total do ministério para buscar soluções para o problema. O senador alagoano é membro da comissão externa criada no Senado para acompanhar as ações do governo para combater essa crise. Além dele, fazem parte outros sete senadores: Fabiano Contarato, Jean Paul Prates, Humberto Costa, Styvenson Valentim, Fernando Bezerra Coelho, Randolfe Rodrigues e Jaques Wagner.
Fonte: Ascom

Você também pode gostar desses conteúdos

PF diz que Bolsonaro relatou “boa adaptação” em cela da Papudinha
Política

PF diz que Bolsonaro relatou “boa adaptação” em cela da Papudinha

por Redação
6 de fevereiro de 2026
Lula sanciona Orçamento com veto a reajuste do Fundo Partidário
Política

Lula defende que STF tenha mandato para ministros

por Redação
6 de fevereiro de 2026
Taxa de ligação: vereador repudia cobrança imoral da BRK
Política

Taxa de ligação: vereador repudia cobrança imoral da BRK

por Redação
5 de fevereiro de 2026
Operação mira fraude contra falso mandado de prisão de Lula e Moraes
Política

Operação mira fraude contra falso mandado de prisão de Lula e Moraes

por Redação
5 de fevereiro de 2026
Maioria do STF define que multa por crime ambiental é imprescritível
Política

STF marca julgamento que vai definir alcance da Lei de Anistia

por Redação
5 de fevereiro de 2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post

Como Lula solto pode mudar o jogo político?

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

7 de agosto de 2025
Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

7 de agosto de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sem categoria

Sistema que abastece Osman Loureiro passa por manutenção programada na terça-feira (10)

8 de fevereiro de 2026
Geral

Governo avalia editar decreto sobre licenciamento ambiental

8 de fevereiro de 2026
Geral

Anvisa proíbe “Café de açaí” e suspende azeite e glitters culinários

8 de fevereiro de 2026

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.