Prefeitos de municípios alagoanos conheceram, na manhã desta segunda-feira (4), na sede da AMA, em Maceió, o Programa Mutirão de Cirurgias. A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau). O chefe da pasta, Alexandre Ayres, comemorou a novidade, uma vez que o projeto atenderá os mais necessitados. Segundo ele, o programa contará com um aporte de recursos do tesouro na ordem de R$ 10 milhões.
De acordo com o governador Renan Filho, a iniciativa consiste na realização de cirurgias de hérnia, vesícula (colecistectomia a laser) e mioma, voltadas a moradores dos 102 municípios alagoanos. Os pacientes vão passar por triagem, consultas médicas e exames clínicos e de imagem. Eles receberão orientações pré-operatórias até a realização dos procedimentos cirúrgicos.
“Nós levaremos também estes procedimentos aos municípios do interior do Estado. Foram analisadas regiões e, de acordo com as demandas, a gestão fará a distribuição de recursos, que servirão como incentivo para a realização dos procedimentos”, reforçou.
Renan Filho chegou acompanhado na AMA do presidente da entidade, Hugo Wanderley, que destacou a importância do programa para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “O governador e o secretário Alexandre Ayres realizaram um estudo minucioso sobre as demandas existentes no SUS. Com este problema, que creio que será muito benéfico para os usuários da rede pública de Saúde. Agora, o paciente terá, em tempo hábil, a confecção dos seus exames e a realização da cirurgia, podendo assim, suprir as demandas da sua saúde”, frisou
O programa, ainda conforme o chefe do Executivo Estadual, prevê, ainda, o fornecimento de medicamento pós-operatório e consulta de retorno. Além da demanda espontânea, os pacientes serão encaminhados para cirurgia pelas unidades de saúde dos municípios e através da busca ativa, feita pelos agentes que serão capacitados.
Ainda segundo o projeto, serão montados centros de triagem nos municípios de Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Coruripe, São Miguel dos Campos, Pilar, União dos Palmares, Porto Calvo e Maceió (Hospital da Mulher). Já as cirurgias serão realizadas em Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Pilar, Maceió, União dos Palmares e Murici.