O período no comando do Fortaleza pode trazer outros títulos para o técnico Rogério Ceni. O projeto de decreto legislativo 0068/2019, da vereadora Cláudia Gomes (PTC-CE), concede o título de Cidadão Honorário de Fortaleza ao treinador tricolor. A pauta foi lida na Sessão Plenária da Casa nesta terça-feira (4) e segue para análise de comissão.
Considerado o maior técnico da história do Fortaleza e um dos principais da história do futebol cearense, Rogério Ceni está no Leão desde novembro de 2017, e conquistou a Série B do Brasileirão em 2018, o Campeonato Cearense e a Copa do Nordeste de 2019. Após rápida passagem pelo Cruzeiro entre agosto e setembro, retornou ao Fortaleza e conduziu o clube à nona colocação na Série A do Brasileiro e à classificação inédita à Copa Sul-Americana, primeira competição internacional do clube.
Em entrevista ao GloboEsporte.com, Cláudia Gomes explica os motivos da homenagem. Segundo a vereadora, Rogério Ceni proporcionou maior estímulo ao esporte no Estado do Ceará, além de contribuir para que os futuros jogadores olhem o futebol cearense como um mercado tão promissor quanto os de outros locais do Brasil.
– A homenagem ao Rogério Ceni foi pensada devido à grande visibilidade que ele trouxe tanto ao esporte cearense, como ao time do Fortaleza. Vem estimulando muitos jovens das categorias de base não somente do Fortaleza, mas dos outros times do Estado a pensarem não somente nos times de fora do Ceará. Eu sou também profissional de saúde, e sei como é importante o incentivo ao esporte para a saúde – declara Cláudia.
O título de Cidadão Honorário é concedido a pessoas de importância que não necessariamente tenham nascido na cidade, mas que na visão dos vereadores tenham contribuído para o reconhecimento de Fortaleza. Rogério Ceni é natural de Pato Branco, no interior do Paraná.
Confira as justificativas presentes no projeto de decreto legislativo:
Economia: a boa atuação do Fortaleza nas competições nacionais e na Copa Sul-Americana em 2020 proporcionará mais público nos jogos, atraindo mais visitantes do Estádio Castelão, como também pessoas ligadas ao esporte terão na capital um clube referência ao futebol;
Turismo: o crescimento do Fortaleza nas competições atrairá ainda mais turistas nacionais e internacionais, que terão maior curiosidade em conhecer a capital e participar dos jogos do clube;
Entretenimento: a mídia do futebol nacional e internacional ficará direcionada à cidade de Fortaleza, em razão da participação do Fortaleza Esporte Clube em competições de peso;
Revelação das categorias de base: os jogadores que compõem as categorias de base dos times locais terão mais incentivo para se aprimorarem e oportunidades de serem descobertos por outros clubes.
GE