O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, vai na próxima segunda-feira (24) para Fortaleza (CE) acompanhar a paralisação de setores da polícia militar que acontece desde a última terça-feira (18) no estado.
Moro vai acompanhado de uma comitiva ministerial composta pelos ministros Fernando Azevedo e Silva (Defesa) e André Mendonça (Advocacia-Geral da União). Os representantes do governo federal vão se reunir com o governador do Ceará, Camilo Santana (PT).
Na última sexta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro assinou a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para o Ceará e autorizou o envio de tropas da Força Nacional para a unidade da federação.
O assunto ganhou repercussão nacional quando o senador Cid Gomes (PDT-CE) pilotou na quarta-feira (19) uma retroescavadeira para invadir um local onde policiais militares faziam motim em Sobral (CE).
Na ocasião, o pedetista foi atingido por dois disparos de arma de fogo e encontra-se hospitalizado em um hospital particular da capital cearense, em condição estável, mas sem previsão de alta, de acordo com boletim médico mais recente.
Antes do encontro com o governador, o primeiro compromisso dos ministros na segunda-feira vai ser uma reunião no comando da 10º Região Militar do estado, onde vão se pronunciar sobre as atividades feitas pelas Forças Armadas e pelas secretarias de Segurança Pública federal, municipais e estaduais.