Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio
20 de maio de 2025
Folha de Alagoas
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
20 de maio de 2025
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
Anuncios-TCE-970x90 - PNG
Anuncios-TCE-970x90 - PNG
Redação

Redação

Após aprovação de requerimentos, Jó Pereira solicita ao governo respostas às propostas do Parlamento

31 de março de 2020
0

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Auxílio financeiro como alternativa para a merenda escolar; restabelecimento do regime tributário especial para o setor de medicamentos e equipamentos hospitalares; plano de ação para atendimento aos moradores de rua e prioridade na realização do teste do Coronavírus para profissionais da saúde. Esses foram os requerimentos, de autoria da deputada Jó Pereira (MDB), aprovados por unanimidade na sessão desta terça-feira (31), da Assembleia Legislativa.

Ao final da sessão, a parlamentar apelou para que todas as propostas e discussões levantadas na Casa de Tavares Bastos, relacionadas à pandemia do Coronavírus, sejam respondidas pelo Governo do Estado e se transformem em medidas práticas para melhorar o dia a dia dos cidadãos.

“A competência desta Casa tem limites constitucionais, mas é importante que o Parlamento esteja ativo, como está o Congresso Nacional, não apenas discutindo indicações, mas efetividade de ações. Apelo para que o governo retorne todos esses requerimentos, ou com projetos de lei ou justificando as razões pelas quais não vai poder adotar as propostas, para que não fiquemos apenas nas discussões virtuais”, destacou Jó.

Ela solicitou que o presidente da ALE, deputado Marcelo Victor (Solidariedade), integrante do Comitê de Crise, cobre do Poder Executivo agilidade nas respostas aos requerimentos dos parlamentares ou, quando couber, o envio de projetos de lei à Casa de Tavares Bastos. O presidente se comprometeu em fazer a cobrança.

Profissionais da saúde e setor farmacêutico

No primeiro requerimento aprovado hoje, a parlamentar solicitou ao governo prioridade na realização do teste da Covid-19 para profissionais da área de saúde que apresentem qualquer sintoma de Síndrome Viral Gripal (SVG).

“Esses profissionais vêm atuando na linha de frente no combate ao Coronavírus, estando mais expostos ao contágio, principalmente depois da instauração da pandemia, ocasionando um maior risco de proliferação do vírus nos hospitais e unidades de saúde… A medida é de suma importância para que médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, auxiliares de enfermagem, dentre outros, tenham um diagnóstico rápido e prioritário, visando combater o avanço do vírus e garantir a proteção deles diante da grande exposição”, defendeu Jó.

Na segunda solicitação, o apelo foi para que o Executivo restabeleça o regime tributário especial para o setor de medicamentos e equipamentos hospitalares, especialmente para os distribuidores, visando melhorar o regramento jurídico da substituição tributária nas operações de produtos farmacêuticos no Estado.

“Até julho do ano passado o setor contava com regime especial de tributação, principalmente no setor atacadista, mas venceu e não foi renovado, enquanto os estados de Sergipe e Pernambuco seguem contando com esse regime… Em novembro do ano passado, estivemos na Secretaria da Fazenda pedindo a renovação desse regime especial e o secretário George Santoro se comprometeu que faria em janeiro deste ano, mas isso não ocorreu até agora e, neste momento, é extremamente adequado que ocorra”, explicou a deputada.

Merenda escolar e moradores de rua

O terceiro requerimento foi para que o Estado forneça aos alunos da rede estadual de ensino um auxílio financeiro como alternativa para a merenda escolar. Para Jó, o fornecimento da merenda pode causar aglomerações, desperdício e, ainda, não atender adequadamente as famílias.

“O pagamento de auxílio financeiro, além de movimentar a economia local, por meio das compras de alimentos em mercadinhos ou supermercados, também deixa a critério da família a compra de itens que atendam a necessidade da casa… Sei que essa é uma decisão de governo, mas vale a pena considerar essa forma de fazer, porque atende não só o aluno, a família dele, mas o comércio local”, justificou.

A última proposição aprovada apresenta uma série de propostas para que o Governo, em conjunto com o Município de Maceió, atenda a população de rua com ações de prevenção e combate a disseminação do Coronavírus. Entre as propostas, estão a adequação de espaços públicos – com acesso a vestiários e banheiros – que possam ser utilizados como abrigos e a concessão de auxílio moradia às pessoas em situação de rua.

Ascom deputada Jó Pereira

Você também pode gostar desses conteúdos

“Não há plano para privatizar a Casal”, diz secretário do governo de Alagoas
Política

“Não há plano para privatizar a Casal”, diz secretário do governo de Alagoas

por Redação
19 de maio de 2025
Janja quer gabinete formal no Palácio do Planalto: ‘A primeira-dama dos EUA tem’
Política

Justiça Federal dá 20 dias para governo explicar gastos com viagens de Janja

por Redação
19 de maio de 2025
Mesmo com o caos das chuvas, JHC celebra com Carlinhos Maia e Safadão
Política

Mesmo com o caos das chuvas, JHC celebra com Carlinhos Maia e Safadão

por Redação
19 de maio de 2025
STF inicia depoimentos de testemunhas da trama golpista
Política

STF inicia depoimentos de testemunhas da trama golpista

por Redação
19 de maio de 2025
População ataca JHC durante live sobre as chuvas
Política

População ataca JHC durante live sobre as chuvas

por Redação
19 de maio de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post

Covid-19: PGR quer que STF garanta tráfego entre estados e municípios

Mesmo com o caos das chuvas, JHC celebra com Carlinhos Maia e Safadão

Mesmo com o caos das chuvas, JHC celebra com Carlinhos Maia e Safadão

19 de maio de 2025
Liminar impede novos bloqueios na sede da PGE e órgãos públicos em AL

Liminar impede novos bloqueios na sede da PGE e órgãos públicos em AL

16 de maio de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Esporte

Ednaldo Rodrigues desiste de recurso no STF e de tentar retornar à CBF

19 de maio de 2025
Cultura

Maceió celebra diversidade com arte e resistência na 14ª Marcha Contra a LGBTfobia

19 de maio de 2025
Política

“Não há plano para privatizar a Casal”, diz secretário do governo de Alagoas

19 de maio de 2025

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Selecionar o mês
    Disponível no Google Play

    © 2021 | Folha de Alagoas.

    Sem resultados
    Exibir todos os resultados
    • INÍCIO
    • GERAL
    • INTERIOR
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • POLÍTICA
    • REBULIÇO
    • CONTATO

    © 2021 | Folha de Alagoas.

    Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.