Banner-728x90px-Alagoas-Inteligente_2
1017
31 de outubro de 2025
Folha de Alagoas
Banner-728x90px-Alagoas-Inteligente_2
Banner-728x90px-Alagoas-Inteligente_2
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
31 de outubro de 2025
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Facebook decide manter vídeo em que Bolsonaro toma cloroquina 3 meses após apagar post por ‘desinformação’

8 de julho de 2020
0
Presidente Jair Bolsonaro testa positivo para covid-19
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Três meses depois de apagar um vídeo em que o presidente Jair Bolsonaro criticava o isolamento social e dizia a apoiadores que a “hidroxicloroquina está dando certo em tudo o que é lugar”, o Facebook decidiu manter no ar o vídeo viral em que o presidente toma um comprimido do medicamento e diz que “com toda certeza, está dando certo”.À BBC News Brasil, um porta-voz da rede social informou nesta quarta-feira que “o Facebook não vai remover a publicação”.

A reportagem apurou que a avaliação interna é de que o presidente compartilha sua experiência pessoal com o medicamento e que uma eventual remoção poderia ser entendida como “censura”.Também contou a favor da publicação o fato de Bolsonaro afirmar que “sabemos que nenhum (remédio) tem sua eficácia cientificamente comprovada”.

“Mas (sou) mais uma pessoa que está dando certo. Então, eu confio na hidroxicloroquina. E você?”, diz o presidente ao encerrar o vídeo.

Menos de 24 horas depois de sua publicação, o vídeo já é o terceiro mais visto na página de Jair Bolsonaro no Facebook em 2020, com 5 milhões de visualizações até a publicação desta reportagem.

A postagem gerou críticas por supostamente estimular o consumo do remédio, que não tem eficácia comprovada e pode causar efeitos colaterais graves, como arritmia cardíaca. Desde junho, entidades como a OMS (Organização Mundial da Saúde), o FDA (equivalente à Anvisa nos EUA), a Sociedade Americana de Infectologia e o Instituto Nacional de Saúde Norte-Americano recomendam que os profissionais de saúde não usem cloroquina ou hidroxicloroquina em pacientes com a covid-19, exceto em pesquisas clínicas.

Recordes de visualizações
O vídeo foi publicado horas depois de o presidente anunciar, em entrevista no Palácio do Alvorada, que testou positivo para o novo coronavírus.

A jornalistas, nesta terça-feira (7), o presidente afirmou que teve os primeiros sintomas no domingo (5). Bolsonaro disse que chegou a ter 38 graus de febre na segunda-feira (6).

A declaração ocorreu dias depois de Bolsonaro participar de uma transmissão ao vivo com outras seis pessoas, reunir com um grupo de empresários, sobrevoar áreas do Estado de Santa Catarina afetadas pelo ciclone-bomba, almoçar na casa do embaixador americano em Brasília e se reunir com diversos ministros.

Desde os primeiros casos registrados no país, Bolsonaro tem minimizado a seriedade do vírus e chegou a classificá-lo como uma “gripezinha”. Bolsonaro também se mostra contrário a medidas de isolamento social e ao uso de máscaras — recentemente, ele vetou a obrigatoriedade do acessório em alguns locais como estabelecimentos comerciais e igrejas.

Na transmissão publicada nesta terça-feira no Facebook, Bolsonaro diz que estava tomando sua terceira dose de hidroxicloroquina.
“Estou me sentindo muito bem. Estava mais ou menos no domingo, mal na segunda-feira, e hoje, terça, estou muito melhor do que sábado. Então, com toda certeza, está dando certo”, diz Bolsonaro no vídeo viral.

Ele tem número semelhante de visualizações de outro vídeo sobre o medicamento, publicado em 21 de março e visto 5,1 milhões de vezes. Na oportunidade, o presidente falava em “possível cura dos pacientes com covid-19” por meio da cloroquina e anunciava que o laboratório do Exército ampliaria a produção do remédio.

Já o vídeo mais visto do ano na página do presidente é uma transmissão ao vivo de 3 de maio, quando ele, sem máscara, saúda manifestantes que pediam, entre outras coisas, intervenção militar e o fim do STF e do Congresso Nacional.

“Temos as Forças Armadas ao lado do povo, pela lei, pela ordem, pela democracia, pela liberdade”, disse então Bolsonaro. “Peço a Deus que não tenhamos problemas nesta semana. Porque chegamos no limite, não tem mais conversa.” O vídeo foi visto 8,7 milhões de vezes.

Vídeo apagado
Em 30 de março, a BBC News Brasil revelou que o Facebook havia decidido apagar um dos vídeos publicados pelo presidente na véspera. A empresa declarou que a postagem de Bolsonaro violava as regras de uso da plataforma por potencialmente “colocar as pessoas em maior risco de transmitir covid-19”.

Facebook e Instagram removem vídeo publicado por Bolsonaro
Na época, um porta-voz da rede social confirmou que o Facebook e o Instagram optaram por excluir o vídeo em que o presidente conversava com um vendedor ambulante em Taguatinga, no Distrito Federal, argumentando que a empresa remove conteúdos “que violem nossos Padrões da Comunidade, que não permitem desinformação que possa causar danos reais às pessoas”.

Na gravação apagada, Bolsonaro dizia: “Eles querem trabalhar. É o que eu tenho falado desde o começo”, em defesa do fim do isolamento recomendado pela Organização Mundial da Saúde em meio à pandemia do coronavírus.

Bolsonaro prosseguia: “Aquele remédio lá, hidroxicloroquina, está dando certo em tudo o que é lugar”.

G1

Você também pode gostar desses conteúdos

DMTT altera trajeto da linha 051 – Santos Dumont/Centro, em Maceió
Geral

DMTT altera trajeto da linha 051 – Santos Dumont/Centro, em Maceió

por Redação
31 de outubro de 2025
PC-AL esclarece caso de falsa gravidez de gêmeos e desaparecimento de mulher
Geral

PC conclui inquérito sobre homicídio de homem executado dentro de casa em Maceió

por Redação
31 de outubro de 2025
‘Cansada’: cliente se revolta e quebra aparelhos na sede da Equatorial Piauí
Geral

‘Cansada’: cliente se revolta e quebra aparelhos na sede da Equatorial Piauí

por Redação
30 de outubro de 2025
“Estamos dispostos a sacrificar nossas vidas”, diz tenente após megaoperação no RJ
Geral

“Estamos dispostos a sacrificar nossas vidas”, diz tenente após megaoperação no RJ

por Redação
30 de outubro de 2025
Alagoas tem 14 laboratórios para processar cocaína, aponta estudo; país registra 550
Geral

Alagoas tem 14 laboratórios para processar cocaína, aponta estudo; país registra 550

por Redação
30 de outubro de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post

Bolsonaro avalizou ações de Salles, diz MP em peça que pede saída do ministro

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

7 de agosto de 2025
Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

7 de agosto de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Interior

Carreta com MDF tomba em Joaquim Gomes e populares saqueiam carga

31 de outubro de 2025
Economia

Oitava parcela do IPTU 2025 vence nesta sexta-feira (31), em Maceió

31 de outubro de 2025
Sem categoria

MPAL e DPE cobram criação de Conselho de Igualdade Racial em Maceió

31 de outubro de 2025

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.