Redação
Na live de apresentação da situação da pandemia em Alagoas, o governador Renan Filho (MDB) anunciou que o interior passou para fase laranja do Distanciamento Social Controlado, enquanto a capital permanece na etapa amarela. O novo decreto revelado nesta terça-feira (28), será válido por 15 dias.
Segundo o governador, devido à redução nos números de casos e mortes, foi possível a mudança de fase em todas as regiões interioranas, algo que não era palpável com os números da semana passada.
O transporte intermunicipal também foi liberado a voltar às atividades, com 50% da frota em circulação. Este era um pedido recorrente de usuários desses veículos, bem como da categoria.
Embora Maceió se encontre na fase amarela, as academias foram liberadas a abrir, desde que respeitem as normas sanitárias exigidas. O Detran e o Instituo de Identificação também estão autorizados a fazer atendimento presencial.
Na economia, há uma previsão de queda enorme do Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil e no mundo. Contudo, em Alagoas, segundo o próprio governador, a situação não será tão impactante assim.
Renan Filho, ao lado do secretário de saúde, Alexandre Ayres, e do vice-governador, Luciano Barbosa, reforçou que apesar da diminuição de mortes e casos, Alagoas não venceu o vírus e é preciso manter as medidas de prevenção a covid-19.
“Se as pessoas relaxarem nas medidas, a pandemia pode voltar a crescer. E isso imporá medidas mais restritivas. Por isso eu faço um apelo a todos: usem máscaras, lavem as mãos, tomem todos os cuidados”, enfatizou o governador.
Defendendo uma abordagem técnica, o Governo do Estado pede colaboração da população, após relatos de cidadãos e da imprensa de inúmeros descumprimentos das medidas no dia a dia.
Também foi abordado a criação de uma lei para obrigatoriedade do uso de máscara, que será enviada a Assembleia Legislativa (ALE) para votação.