10 de setembro de 2025
Folha de Alagoas
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
10 de setembro de 2025
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Caso Robinho: Justiça italiana confirma condenação de 9 anos por estupro

10 de dezembro de 2020
0
Caso Robinho: Justiça italiana confirma condenação de 9 anos por estupro

Reprodução

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

A corte de apelação da Justiça italiana confirmou condenação em segunda instância de Robinho e Ricardo Falco a nove anos de prisão por estupro coletivo de uma jovem albanesa na madrugada de 22 a 23 de janeiro de 2013. A defesa do jogador saiu cabisbaixa da audiência e afirmou que entrará com pedido de recurso na Corte de Cassação, terceira instância.

“[Foi] Uma investigação bem feita, de modo sério, com uma sentença de primeiro grau correta. Profissionalmente, estou muito satisfeito, principalmente pela vítima”, disse Cuno Tarfusser, procurador do Ministério Público que atuou no caso em segunda instância.

O brasileiro foi representado pelos advogados italianos Alexander Guttieres e Franco Moretti – foi este último quem se pronunciou na audiência. Também esteve presente a advogada brasileira Marisa Alijia. Alijia proibiu que os advogados italianos falassem com a imprensa brasileira.

A defesa de Robinho apresentou um recurso de 65 páginas, 19 anexos e 4 consultorias técnicas diversas. A defesa tentou desmontar a sentença que condenou Robinho a 9 anos de prisão por estupro coletivo. Moretti disse que não existem provas de que a vítima estava em condição de inferioridade psíquica e física. Para a defesa de Robinho, é impossível provar que em 30-50 minutos, seis pessoas cometeram um ato sexual sem o consentimento da garota.

Eles apelaram também para o fato de que algumas traduções teriam sido feitas em modo errôneo, justificando que, segundo a transcrição das interceptações, não é possível provar que Robinho tenha tido relação sexual completa com vítima, mas “somente” oral.

Defesa apresentou dossiê sobre a vida da vítima
Foram apresentadas também algumas fotos encontradas em um HD onde foi realizada uma perícia técnica para provar que Robinho estava com amigos naquela noite. Por último, divulgaram um dossiê da vida pessoal da vítima, com fotos resgatadas nos perfis sociais da garota para tentar provar a sua familiaridade com o álcool.

42 fotos foram anexadas ao dossiê, e, em nove delas se via um copo – apenas uma, no entanto, mostrava a mulher com um copo na mão, tomando uma bebida que parecia um spritz, muito comum na Itália.

Já o procurador Cuno Tarfusser disse que os fatos são indiscutíveis: que três garotas foram a um local em Milão, que quando chegaram se agregaram aos brasileiros, que certamente a garota bebeu, que duas delas deixaram o local e a vítima ficou sozinha, que em 40-50 minutos tiveram relação sexual com essa garota e que essa relação aconteceu no camarim do local.

A defesa de Ricardo Falco se ateve ao que já havia apresentado por escrito e falou por cerca de dez minutos. Já Jacopo Gnocchi, advogado da vítima, pediu que a condenação seja confirmada pela corte.

Após duas horas de audiência, a corte de apelação se retirou em Câmara de Conselho para analisar o caso e retornou depois com a decisão de confirmar a condenação dos brasileiros.

Entenda o caso
De acordo com a sentença de primeira instância e agora confirmada em segunda instância, Robinho, Falco e outros quatro brasileiros teriam participaram do estupro de uma jovem albanesa na madrugada de 22 a 23 de janeiro de 2013, numa boate de Milão chamada Sio Café.

Naquela noite, a vítima comemorava seu aniversário de 23 anos. Como Robinho e Falco se encontravam na Itália na época das investigações, foram ouvidos e notificados de que seriam processados. Os outros quatro que teriam participado do crime não puderam ser notificados pois não se encontravam na Itália no momento da conclusão das investigações.

No entanto, Jairo Chagas, músico que tocava na noite do crime na boate milanesa, foi denunciado por falso testemunho, já que teria dado informações inverídicas às autoridades. Sua audiência está marcada para 14 de março de 2021, e o procurador responsável pela acusação é Stefano Ammendola, o mesmo que denunciou Robinho na primeira instância.

Segundo a sentença de primeiro grau que condenou o jogador, “não existem contradições das testemunhas ou declarações confusas nas conversas telefônicas.

A única declaração contrastante foi a do músico Jairo Chagas que, durante o seu depoimento, no dia 28 de setembro de 2017, negou ter assistido ao crime, embora tenha admitido o contrário em conversa interceptada”.

UOL

Você também pode gostar desses conteúdos

Brasil enfrenta Bolívia em seu último compromisso pelas Eliminatórias
Esporte

Brasil enfrenta Bolívia em seu último compromisso pelas Eliminatórias

por Redação
9 de setembro de 2025
Seleção encara Chile e se despede da torcida brasileira no Maracanã
Esporte

Seleção encara Chile e se despede da torcida brasileira no Maracanã

por Redação
4 de setembro de 2025
Piastri vence GP da Holanda e amplia vantagem com abandono de Norris
Esporte

Piastri vence GP da Holanda e amplia vantagem com abandono de Norris

por Redação
1 de setembro de 2025
CBF anuncia amistosos da seleção brasileira contra Japão e Coreia do Sul
Esporte

CBF anuncia amistosos da seleção brasileira contra Japão e Coreia do Sul

por Redação
26 de agosto de 2025
Ao som de “Evidências”, Brasil conquista prata na série mista
Esporte

Ao som de “Evidências”, Brasil conquista prata na série mista

por Redação
25 de agosto de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post
Rodoviários da Veleiro protestam e bloqueiam parte da Fernandes Lima

Veleiro: recursos bloqueados pela Justiça do Trabalho serão repassados a trabalhadores

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

7 de agosto de 2025
Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

7 de agosto de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sem categoria

Congresso analisa projeto que destina R$ 10,5 milhões para manutenção no Porto de Maceió

9 de setembro de 2025
Sem categoria

Presidente da Câmara recebe Fecomércio para discutir criação de frente parlamentar

9 de setembro de 2025
Sem categoria

Defesa de Braga Netto diz que expectativa de absolvição é “pequena”

9 de setembro de 2025

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.