Jornal Folha de Alagoas
Acaba uma eleição e a classe política já está pensando na outra. A reportagem da Folha de Alagoas levantou os votos nas disputas pelas prefeituras dos 102 municípios. A partir daí foi traçado um diagnóstico dos partidos e seus mandatários que saem mais fortalecidos visando o pleito de 2022, onde estarão em disputa os cargos de: presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.
O MDB do senador Renan Calheiros e do governador Renan Filho elegeram 39 prefeitos, porém o número que chama mais atenção é o quantitativo de votos nas disputas dos Executivos: 574.722 votos. O partido que foi o segundo colocado em votos e em prefeitos eleitos foi o Progressistas, do deputado federal, Arthur Lira, que pode ser eleito presidente da Câmara no próximo ano.
Lira através dos Progressistas obtiveram 360.862 votos, desses 97.409 creditados em Davi Davino, que ficou na terceira colocação no pleito de Maceió. O partido elegeu 28 prefeitos.
Em termos de votos, o PSB, do prefeito eleito de Maceió, João Henrique Caldas, conquistou 276.482 votos em todo Estado e concretizou a eleição de mais dois nomes: Júlio Cezar, em Palmeira dos Índios, e Denyse de Dona Telma, em Ouro Branco.
Já o PTB do deputado estadual, Antônio Albuquerque, elegeu 12 prefeitos, mas teve 133.248 votos e nesse quesito fica atrás do PSB de JHC. A sigla do futuro prefeito da capital teve 143.234 votos a mais que o PTB com 12 vitoriosos. Esse é o reflexo do peso de conquistar Maceió.
Mais dados
Quando o assunto é a população dos municípios que cada partido vai governar no Estado a configuração muda em relação ao quantitativo de votos. Como Maceió tem a maior população do Estado, o PSB de JHC irá governar 33,3% dos alagoanos.
A segunda colocação ficou com o MDB, a população governada pelo governador Renan, via municípios será de 25,09%. A teceria posição é do Progressistas com 18,72%
Fora do “pódio”, outros partidos que trazem percentuais relevantes são PTB, de Antônio Albuquerque, com 5,49%; o PSC do prefeito do Pilar, Renatinho, que terá uma base populacional de 3,13% e por fim, o PSD do deputado Marx Beltrão, que ficou com percentual de 1,51%.
Evolução de prefeitos eleitos
Em 2016 o antigo PP, hoje Progressistas, elegeu 11 prefeitos e em 2020 saltou para 28, um avanço de 17 novos prefeitos.
A segunda colocação no quesito evolução foi o PTB, que passou de um eleito em 2016 para 12 em 2020. 11 prefeitos a mais.
No ranking de avanços, quem também se destacou foi o PSC do prefeito Renatinho, do Pilar. No pleito passado a sigla não elegeu nenhum prefeito e este ano fez três prefeitos.