Jornal Folha de Alagoas
O período de Pandemia colocou a prova vários setores espalhados pelo mundo. Em Alagoas, um setor que reagiu no difícil período foi do Esporte, muito por conta da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), que promoveu uma série de ações, manteve programas em atividade e foi a ponte entre o poder público e as modalidades esportivas num ano tão difícil.
Com grande atuação do Secretário de Estado do Esporte, Lazer e Juventude, Charles Hebert, que se sobressaiu no ano marcado pelo vírus e os prejuízos para o setor, a Selaj foi determinante.
Nos últimos oito meses, o Secretário deu sequência aos principais programas da Selaj, como o Bolsa Atleta Alagoas, que apoia 20 atletas com um salário mínimo durante 12 meses, além do Na Base do Esporte, que leva atividades para milhares de pessoas das comunidades de maior vulnerabilidade social de Maceió, de forma gratuita e virtual neste periodonto Pandemia.
Desde que a Pandemia se estabeleceu e paralisou quase todas as atividades possíveis, a Selaj não parou e resolver interagir com o público esportivo através de atividades on-line, como o Quarentreino que premiou alagoanos que melhor mantiveram as suas atividades em casa, de forma segura.
“Desde o início deste período tão difícil no mundo, nos entendíamos que precisávamos de precaução, mas que o esporte não poderia parar. Construímos todo um trabalho de diálogo e interação com o público e as entidades esportivas, para promover uma grade de atividades”, afirmou Charles.
Além disso, foram competições virtuais como Xadrez, Skate, Futebol Digital, Capacitações, Webinarios, que reuniram centenas de pessoas, de forma on-line, ou seja, cada um na sua casa e ao mesmo tempo, produzindo e contribuindo com a evolução do Esporte no Estado.
Com o passar dos meses, as adequações foram feitas, as medidas de segurança foram cumpridas e a atividades foram ampliadas. Outro grande evento foi a Live Solidária Rei Pelé 50 Anos, que levou música, interação para quem estava em casa e arrecadou donativos para as pessoas mais necessitadas.
Neste período o Secretário ainda foi peça fundamental na retomada das atividades físicas e esportivas em Alagoas, sendo a ponte entre empresários, dirigentes, juntamente com órgãos responsáveis pela retomada, como as Secretarias de Saúde, Turismo, Planejanento e a Vigilância Sanitária.
O ano de 2020 entrou na sua reta final e as atividades continuaram sendo executadas. O Estádio Rei Pelé completou 50 anos em outubro com uma programação que teve direito ao lançamento do selo dos Correios em alusão ao Cinquentenário, o lançamento do documentário Rei Pelé 50 Anos através de mais um Drive Inn e por fim, o aniversário do Estádio, que contou com reabertura e melhorias do Hall da Fama, do Memorial Rainha Marta, inauguração do Totem Rei Pelé e o jogo festivo.
Como o ano ainda não acabou, a Selaj vai promover novas ações, como uma edição para cada, dos projetos “Apito No Interior” e “Pé Na Universidade”, além de destaque para o projeto “Gol do Brasil”, criado e mantido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e que em Alagoas será executado pela Secretaria em parceria com a FAF.
“O ano de 2020 foi um verdadeiro teste de fogo pera todos nós. Mas com muito cuidado e também determinação, organização e planejamento, conseguimos executar uma série de ações, que coloca o esporte no caminho certo nessa retomada, concluiu o Secretário.