A oito rodadas do fim, a Série B do Campeonato Brasileiro já tem um cenário traçado entre os times que brigam pelo sonhado acesso e os que lutam para fugir da degola. Na disputa pelo topo, Chapecoense e América-MG puxam a lista. Do lado contrário, a corrida pela sobrevivência envolve, principalmente, quatro times. Tido como favorito, o Cruzeiro está no meio do caminho e pode disputar uma nova edição da Segundona em 2021.
Primeiro e segundo colocados da competição, respectivamente, Chape e Coelho já chegam a 99% de chance de acesso à elite do futebol brasileiro – segundo números do site Infobola. Na sequência, Cuiabá (62%), Juventude (50%), Sampaio Corrêa (25%) e CSA (23%) são as equipes que se lançam na disputa nas outras duas vagas que restariam no cenário atual.
Do outro lado da tabela, outros dois clubes são vistos como praticamente rebaixados. São eles Oeste e Botafogo-SP, que, respectivamente, têm 99% e 97% de risco de queda.
Já Figueirense (57%), Paraná (59%), Náutico (47%) e Vitória (23%) são as outras quatro equipes que estão envolvidas diretamente na fuga do Z-4.
O Cruzeiro, por sua vez, tem um caminho duro na competição e precisa de uma grande arrancada para conseguir sair da Segundona. Atualmente, a equipe tem 4% de probabilidade de subir à Série A. Por outro lado, após sofrer na competição, o time celeste praticamente apagou o risco de queda, que hoje é de apenas 1%.
Chance de acesso à Série A
CSA – 23%
Risco de queda à Série C
CRB – 9%
GE