Redação
Um empreendimento turístico localizado na Praia do Gunga, em Roteiro, foi interditado e multado em R$ 30 mil por agentes do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), nessa quarta-feira (20). Segundo os fiscalizadores, o complexo estava descartando resíduos sólidos, como garrafas de cerveja, vodka e vinho, de maneira irregular, o que configura infração ambiental.
O responsável pelo local também foi intimado a comparecer no prazo de cinco dias à sede do Instituto e apresentar os certificados de destinação final, sendo o descumprimento cabível de multa. Os descartes incorretos de resíduos ganham ainda mais atenção devido a exigência de efetuar cadastro no Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos (Sgors).
Empreendimentos geradores ou que transportam resíduos sólidos em Alagoas, devem seguir a determinação da Portaria Nº 226/2020 da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), fazendo a adesão ao Sgors/AL. As medidas entram em vigor no dia 26 de fevereiro.
Paulo Freire, gerente de Monitoramento e Fiscalização (Gemfi) do IMA/AL, expõe que nesta semana houve uma reunião com engenheiros das principais cooperativas de reciclagem dos municípios de Maceió e Marechal Deodoro, com o intuito de capacitar para a adesão ao sistema.
“Temos que inserir todos os responsáveis dentro do sistema e as cooperativas são formadas por pessoas assistidas que vivem disso. Elas vão fazer parte do ciclo produtivo do uso dos resíduos sólidos, por isso precisam se capacitar para poder utilizar o sistema”, explica Freire.
com IMA-AL