Consórcio MN/Folha de AL
Mais 12 mil doses da Coronavac vão chegar a Alagoas, anuncia governador
Após 27.500 doses da vacina AstraZeneca/Oxford desembarcarem em Alagoas no fim de semana, o governador Renan Filho anunciou, hoje (25), que uma nova remessa da Coronavac, com 12.500 doses, deve chegar ao estado.
Na segunda-feira anterior (18), 87 mil doses foram enviadas para Alagoas. Com isso, o Plano de Imunização continuará a ser seguido. Primeiro, os profissionais de saúde continuarão como prioridades, seguidos pelos idosos e depois outras categorias, como trabalhadores da educação, para possibilitar o retorno das aulas até março.
A vacina desenvolvida em parceria da empresa AstraZeneca com a Universidade de Oxford vai ser utilizada, neste momento, para imunizar idosos acima de 85 anos. A distribuição já começou e, em Maceió, a aplicação da primeira dose vai começar na quarta-feira (27). Após esses idosos serem contemplados, a vacinação de pessoas com 70 anos ou mais será a meta.
Os locais de vacinação serão divulgados pelas secretaria de Saúde das cidades. Sobre os idosos acamados, foi esclarecido que haverá imunização residencial, desde que seja solicitado e de acordo com a logística de cada município.
O governador, em esclarecimento de dúvidas, lembrou que quem receber a dose de uma vacina, não poderá receber a segunda de outro instituto. Ou seja, se aplicado a Coronavac na primeira imunização, tem que obrigatoriamente receber outra dose da Coronavac semanas depois. Foi por esse motivo que apenas metade das doses foram distribuídas, com o intuito de garantir a vacinação completa.
Até o momento, cerca de 16 mil pessoas receberam a Coronavac em Alagoas. Nesta primeira leva, 34% dos profissionais de saúde são atingidos, por isso que a prioridade são aqueles que estão trabalhando em hospitais que atendem pacientes com a Covid-19.