Redação
O prefeito de Maceió, JHC (PSB), publicou a revogação da licitação de iluminação pública vigente na capital. Segundo o chefe do Executivo municipal, haverá uma nova licitação que traga mais vantagens para o município. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (27).
JHC disse, também, que está abrindo as caixas pretas dos contratos da antiga gestão para investigação. “Estamos abrindo as caixas pretas dos contratos. Assinei um decreto cancelando a licitação da iluminação pública. Vamos fazer outra, mais vantajosa para a cidade. Maceió não vai pagar pelos malfeitos do passado”, disse.
Em novembro, o Poder Judiciário havia anulado, a pedido do Ministério Público Estadual, o edital dos serviços de iluminação pública por vícios apontados pela 16ª Promotoria. Desde então, os contratos viraram briga na justiça.
Durante a campanha, o novo prefeito prometeu rever as principais licitações. Neste início de ano, a questão da limpeza urbana em Maceió virou alvo de ataques entre JHC e o antigo gestor, Rui Palmeira (sem partido). No caso, por falta de pagamento, que girava em torno de R$ 4 milhões, a Via Ambiental parou de recolher o lixo. JHC acusou a ex-gestão de deixar as contas sem dinheiro para cobrir o débito. Como resposta, Rui Palmeira negou o montante da dívida e afirmou que R$ 2,1 milhões estavam programados para pagamento na primeira quinzena de janeiro. A situação, segundo a Prefeitura, já foi regularizada com a coleta normalizada.