Guilherme Carvalho Filho – Repórter
O governador Renan Filho (MDB) afirmou, na manhã desta quarta-feira (24), durante uma solenidade, que Alagoas tem condições de comprar vacinas no combate à Covid-19. Ontem, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que estados e municípios podem comprar e fornecer à população vacinas contra a covid-19.
A medida foi autorizada apenas em caso de descumprimento do Plano Nacional de Vacinação pelo governo federal ou de insuficiência de doses previstas para imunizar a população. A liberação também vale para os casos em que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não conceda autorização em 72 horas para uso de imunizantes aprovados por agências reguladoras de outros países.
“Caso seja possível, vamos adquirir essas vacinas com esforços financeiros próprio. O Estado está cobrando os imunizantes da União e ampliando a rede hospitalar”, reforçou o chefe do Executivo Municipal
O governador apelou que os cidadãos alagoanos mantenham as medidas de distanciamento social. “Nós temos vistos o crescimento de internações na rede hospitalar. As unidades de saúde estão lotadas em alguns estados. Em Alagoas, o número de internações está crescendo. Tenho lutado muito para não fechar os setores produtivos no Brasil. Mas, se a taxa de ocupação de leitos subir muito, não nos restará outra alternativa”.
O emedebista lembrou que, na primeira onda, foram registradas cerca de 225 mortes em sete dias. Hoje, os óbitos reduziram para 70, em média. “O uso de máscara é fundamental. O cidadão não pode fazer suas atividades sem usar máscaras, pois facilita o contágio. Gostaria de apelar aos setores que intensifiquem os esforços no combate a pandemia”.
SOLENIDADE
O governador e o secretário de Estado da Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça, autorizam hoje, o início das obras de construção da Base Descentralizada do Samu/Corpo de Bombeiros.
A unidade será instalada sob o Viaduto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no entroncamento entre as BRs 316 e 104,