Redação
Nesta sexta-feira (26), o governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), e o prefeito de Maceió, JHC (PSB), estiveram reunidos para falar sobre a atual situação da pandemia do coronavírus. Após encontro com equipes técnicas, novas medidas de enfrentamento serão tomadas e anunciadas à população.
O encontro ocorreu no Palácio República dos Palmares, onde o governador voltou a repetir o discurso que não pretende restringir o funcionamento do comércio, porém, o sinal de alerta deve estar ligado, tendo em vista os cenários preocupantes encontrados em outras cidades e estados, que estão anunciando medidas drásticas após os números de casos e mortes dispararem.
“Nós vamos evitar, nesse primeiro momento, adotar medidas drásticas de fechamento da economia, mas vamos iniciar um processo de alerta para o cidadão e de intensificação de novas medidas para que a gente contenha o avanço da pandemia”, informou Renan Filho.
Ele adiantou que o Governo do Estado vai ampliar leitos e estuda suspender a realização de cirurgias eletivas para concentrar os esforços da rede de saúde no enfrentamento à pandemia.
“O Governo do Estado vai ampliar leitos e nós estamos alertando aos cidadãos que é fundamental que colaborem com as medidas de proteção individual para que os leitos ampliados possam atender as pessoas”, reforçou o governador.
Com 66% dos leitos de UTI ocupados na capital, o prefeito de Maceió disse que a situação é de alerta. João Henrique Caldas afirmou que o fundamental, neste momento, é fortalecer o sistema de saúde.
“Essa foi uma reunião para fazermos um diagnóstico da real situação e do que nós podemos fazer para, conjuntamente, atuarmos a fim de mitigar, diminuir os impactos da pandemia e fortalecer também o nosso sistema de saúde. Teremos outra reunião prevista para as 15 horas para, a partir daí, finalizarmos concretamente as medidas que estaremos adotando”, adiantou JHC.
Retorno do ensino
Outra questão que está sendo reavaliada é a volta às aulas na rede estadual. “A tendência é que o Estado volte de maneira não presencial e recomende isso aos municípios também, justamente em virtude das dificuldades do momento”, revelou Renan Filho.
Além do governador e do prefeito de Maceió, participaram da reunião os secretários estadual e municipal de Saúde, Alexandre Ayres e Pedro Madeiro, respectivamente; os secretários de Estado da Educação, Fábio Guedes, e do Gabinete Civil, Fábio Farias; e o secretário de Governo do Município, Francisco Sales.
com Agência Alagoas