A Mercedes apresentou na manhã desta terça-feira o W12, carro com o qual vai em busca do octacampeonato na Fórmula 1 em 2021, com a dupla formada pelo heptacampeão Lewis Hamilton e por Valtteri Bottas.
Como previamente anunciado, a equipe decidiu manter a cor preta no modelo desse ano. A principal mudança é a saída das estrelas brancas, que deram lugar a logos da “AMG”, divisão de carros esportivos da marca alemã. Contudo, a equipe manteve a solitária estrela vermelha, perto do cockpit, em homenagem a Niki Lauda.
Por causa da pandemia, a cerimônia foi realizada de forma virtual, direto da fábrica da equipe na Inglaterra com a participação da dupla de pilotos e do chefe da escuderia, o austríaco Toto Wolff.
A equipe revelou que a máquina se chamará Mercedes-AMG F1 W12 E Performance, W12 na simplificação. O carro terá a mesma base de chassi da temporada passada com algumas mudanças aerodinâmicas (principalmente no assoalho) para se adequar às novas regras para reduzir a velocidade dos carros.
Sem Alonso, Alpine apresenta carro para a temporada 2021 da Fórmula 1
Dia cheio para os entusiastas da Fórmula 1. Após a Mercedes, foi a vez da Alpine apresentar o carro com o qual disputará a temporada 2021 da principal categoria de automobilismo do planeta, o “A521”.
A cerimônia foi realizada de forma virtual na fábrica de Enstone, na Inglaterra, mas, mesmo assim, não teve a presença da estrela do time, o espanhol Fernando Alonso, que se recupera de lesões causadas por um atropelamento enquanto treinava com sua bicicleta.
Em uma coletiva de imprensa para falar sobre a reestruturação que fez a Renault mudar de identidade para Alpine na F1, ainda em janeiro, a equipe apresentou uma pintura temporária, já com a nova identidade, mas toda preta. Segundo a escuderia, era uma homenagem ao A500, protótipo da equipe que foi as pistas em 1975.
Agora contudo, o modelo definitivo carrega muito mais o azul na carroceria, lembrando as cores da bandeira da França com o vermelho e o branco.
Apesar de não participar da apresentação do carro, Alonso deu um depoimento a respeito da sua volta a F1 e do novo capítulo da equipe com a qual conquistou seus dois títulos na categoria.
– Estou extremamente feliz após dois anos longe da Fórmula 1. Estou muito motivado para começar esse novo capítulo com a Alpine. É muito especial voltar ao time com o qual conquistei tantas coisas no passado. A energia é muito forte nas fábricas e estamos ansiosos com o que está por vir – afirma Fernando.
O nome do carro atual é uma união entre o nome do primeiro modelo da marca, o A500, com o ano de 2021, quando a Alpine efetivamente entra como equipe de fábrica na F1. Assim como o carro, as redes sociais do time já assumiram a nova identidade.
GE