Redação
Com redução de 22,9% se comparado ao ano anterior, Alagoas registrou 84 homicídios durante o mês de março, segundo levantamento do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), revelado nesta terça-feira (06).
O resultado, porém, é considerado positivo tendo em vista a comparação com os últimos anos. Em março de 2020, por exemplo, 109 homicídios foram contabilizados em solo alagoano.
A queda também foi confirmada na capital. Maceió teve uma redução de 25,8%, registrando 23 mortes ao longo do mês. No ano passado, o mesmo mês registrou 31 crimes.
De acordo com o Neac, o resultado de março é o menor de toda a série histórica para o mês analisado, o que representa uma importante marca para o estado no tocante ao enfrentamento da violência.
Nos últimos levantamentos, tanto Alagoas, quanto Maceió, têm apresentado redução na quantidade de crimes violentos. Como explicação, as medidas efetivas de combate à criminalidade, como também a questão da pandemia, são citadas.
O secretário Alfredo Gaspar de Mendonça avaliou o resultado de forma positiva, destacando também que o mês de fevereiro e a Semana Santa também apresentaram forte redução de crimes e resultados considerados históricos.
“Tivemos um resultado muito positivo em março, com uma redução de mais de 22% em Alagoas e mais de 25% em Maceió, batendo recorde de redução, de acordo com os registros criminais do Núcleo de Estatística. Isso é decorrente de muito trabalho realizado por nossos homens e mulheres que compõem a Segurança Pública, que estão todos os dias nas ruas prestando um trabalho de qualidade à sociedade”, afirmou.
com SSP