Redação
O projeto que estabelece prioridade na vacinação contra a Covid-19 para pessoas com deficiência em Alagoas foi aprovado nesta quinta-feira (15). A matéria foi votada em sessão extraordinária e discutida no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (ALE).
De autoria do deputado Léo Loureiro (PP), a proposição entende pessoa com deficiência aquelas que têm impedimentos a longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
“Nós temos a certeza que a vacinação antecipada evitará o falecimento de muitas dessas pessoas, em razão da sua condição de saúde e mobilidade. A ideia do projeto é que o governador coloque em prática a vacinação, uma real necessidade da pessoa com deficiência”, disse Léo Loureiro.
Presidente Adefal
Também nesta quinta, os deputados lamentaram a morte do presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal), João Ferreira Lima, mais uma vítima da Covid-19.
Segundo Loureiro, João da Adefal foi um militante incansável em defesa da causa das pessoas com deficiência. “Essas notícias cada vez mais nos entristecem, porque estamos perdendo a luta para a Covid. É uma perda irreparável”, lamentou Léo Loureiro.
Em aparte, os deputados Ronaldo Medeiros (MDB) e Inácio Loiola (PDT) se associaram ao pronunciamento. Medeiros destacou o trabalho realizado por João Ferreira Lima.
“A Adefal faz um trabalho importantíssimo para a sociedade. Nas vezes em que estive lá, vi o amor com o que o João realizava seu ofício”, declarou Medeiros, observando que, se a vacinação contra a doença tivesse começado há mais tempo, tantas mortes poderiam ser evitadas.
Na sequência, o deputado Inácio Loiola manifestou votos de pesar à família de João Ferreira e a todos que fazem a Adefal. “Eu gostaria de manifestar a minha solidariedade a toda Adefal pela morte do seu dirigente maior no Estado”, declarou.
com ALE