1017
1017
27 de dezembro de 2025
Folha de Alagoas
Banner-728x90px-Alagoas-Inteligente_2
Banner-728x90px-Alagoas-Inteligente_2
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
27 de dezembro de 2025
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Companhia alagoana Teatro da Poesia abre inscrições para 1° ciclo de oficinas ‘ATO

23 de abril de 2021
0
Companhia alagoana Teatro da Poesia abre inscrições para 1° ciclo de oficinas ‘ATO
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

As portas do teatro e do cinema se fecharam por causa do novo coronavírus, que vem tirando vidas de pessoas no país inteiro. Com a pandemia, veio também a crise econômica que afetou uma grande parcela da população em situação de vulnerabilidade social, inclusive os artistas.

Mesmo com a crise, muitos artistas e produtores têm se empenhado e se adaptado às lives nas redes sociais para criar conteúdo e, consequentemente, gerar algum tipo de lucro, uma ajuda financeira nesta pandemia.

A companhia alagoana Teatro da Poesia se enquadra nesse grupo que anda produzindo em um período difícil. O grupo completará seis anos em maio e criou uma programação de oficinas com o objetivo de dividir entre as pessoas o que o grupo utiliza em processos de criação de peças.

Trata-se do I Ciclo de Oficinas ” ATO”, que vai acontecer no dia 14 de junho e até 9 de julho, de forma on-line através de transmissão de vídeo com diferentes dias e horários (confira a programação ao final do texto). As inscrições começam nesta sexta-feira (23) e terminam no dia 21 de maio. O evento é aberto para todo o Brasil.

“Não há outro estado que eu não queira estar a não ser esse, de ser artista, mesmo em distanciamento, longe dos palcos. Há uma cortina que nunca fecha para mim. A lembrança do palco feito de madeira, que faz ranger ao meu pisar, ecoa dentro de mim. Estou ansioso pela a troca que vai acontecer. Ver a arte no outro, contemplar a sua individualidade é fantástico. Instigar essas produções artísticas nesse ciclo de oficinas vai ser incrível”, afirmou John Fortunato, ator e um dos integrantes da companhia.

Para participar, é necessário que o interessado envie um email para teatrodapoesia@gmail.com solicitando a inscrição. Após a solicitação, a produção do evento vai enviar os próximos direcionamentos. A taxa de inscrição é de R$ 50 por cada oficina que o interessado for se inscrever.

As oficinas serão ministradas por Jamerson Soares, que vai compartilhar alguns exercícios de escrita poética para o teatro e falar um pouco sobre conceitos que a companhia utiliza para criar o texto; John Fortunato, que vai tratar sobre o comportamento do corpo em isolamento social por meio do audiovisual, como também vai falar sobre design e edição de vídeo; e Louryne Simões, que vai ministrar sobre a dança-teatro, seus conceitos e dinâmicas, além de exercícios de consciência corporal e como isso pode ser utilizado na composição poética de uma imagem em cenas teatrais.

“O ATO é a nossa forma de resistir, viver e sobreviver, de passar a mensagem de que a arte continua viva e vai continuar. Ela ultrapassa qualquer barreira e dificuldade que seja imposta pra ela porque já faz parte do DNA da arte: resistir, viver e sobreviver”, disse Louryne Simões, atriz e cofundadora da companhia.

A companhia Teatro da Poesia foi fundada em Maceió em 2015 por Louryne Simões e Jadir Pereira. Em seu primeiro ano de trabalho, a companhia se dedicou a pesquisar e trocar experiência com outros grupos e coletivos teatrais, como o paraibano Coletivo de Teatro Alfenim, Clowns de Shakespeare, do Rio Grande do Norte, o alagoano Coletivo Volante, entre outros. Os espetáculos “A memória da flor”, que teve estreia no Festival de Teatro Alagoano (FESTAL) e uma temporada de apresentações no Sesc das Artes em Maceió e Arapiraca; e “Os que vêm de longe”, que foi apresentado em 2019, estão no currículo da companhia. O grupo também ganhou um dos prêmios de reconhecimento da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) por meio da Lei Aldir Blanc.

PROGRAMAÇÃO

Inscrições abertas para o I Ciclo de Oficinas ATO – Teatro da Poesia
Abertura das inscrições: 23 de abril até 21 de maio
Início do evento: 14 de junho
Taxa de inscrição para cada oficina: R$ 50

14 de junho a 18 de julho
ATO 1 – “Poética da dramaturgia escrita: reflexo da realidade na ficção”, com Jamerson Soares
Horário: 9h às 11h
Vagas: 10

21 de junho a 26 de julho
ATO 2 – “Da dança se criou o mundo…”, com Louryne Simões
Horário: 19h às 21h
Vagas: 12

28 de junho a 2 de julho
ATO 3 – “O corpo enquadrado”, com John Fortunato
Horário: 28/06 a 30/06 das 19h30 às 21h30; 2/07 das 19h30 às 22h
Vagas: 12

9 de julho
Mostra on-line no Instagram do grupo @teatrodapoesia

DADOS PARA CONTATO

Geraldo Neto (produção) – (82) 99615-6528
Lídia Santos (produção) – (82) 98804-1413
Jamerson Soares (assessor de imprensa) – (82) 99982-9628
E-mail: teatrodapoesia@gmail.com
Instagram: @teatrodapoesia

 

Assessoria

Você também pode gostar desses conteúdos

Réveillon inédito na Barra de São Miguel trará experiência sensorial para o público
Cultura

Réveillon inédito na Barra de São Miguel trará experiência sensorial para o público

por Redação
22 de dezembro de 2025
Última edição de 2025 do Giro das Tradições recebe o Guerreiro Grande Poder no Theatro Homerinho
Cultura

Última edição de 2025 do Giro das Tradições recebe o Guerreiro Grande Poder no Theatro Homerinho

por Redação
15 de dezembro de 2025
O Agente Secreto e Wagner Moura são indicados ao Globo de Ouro
Cultura

O Agente Secreto e Wagner Moura são indicados ao Globo de Ouro

por Redação
8 de dezembro de 2025
Pilar dá início ao Natal da Feliz Cidade com espetáculo, cortejo e cidade iluminada neste domingo (7)
Cultura

Pilar dá início ao Natal da Feliz Cidade com espetáculo, cortejo e cidade iluminada neste domingo (7)

por Redação
4 de dezembro de 2025
Espetáculo “Chão Vermelho” leva ao palco a força da cultura sertaneja em Arapiraca
Cultura

Espetáculo “Chão Vermelho” leva ao palco a força da cultura sertaneja em Arapiraca

por Redação
3 de dezembro de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post
IBGE abre inscrições para 180 mil vagas de recenseador

Governo diz que Orçamento não prevê recursos para o Censo e que pesquisa não ocorrerá em 2021

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

7 de agosto de 2025
Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

7 de agosto de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Geral

Fim de semana será de sol e tempo seco em Alagoas

26 de dezembro de 2025
Sem categoria

Bolsonaro inicia reabilitação pós-operatória

26 de dezembro de 2025
Sem categoria

Funai cria comissão para iniciar indenizações na Terra Indígena Xukuru-Kariri em Alagoas

26 de dezembro de 2025

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.