As portas do teatro e do cinema se fecharam por causa do novo coronavírus, que vem tirando vidas de pessoas no país inteiro. Com a pandemia, veio também a crise econômica que afetou uma grande parcela da população em situação de vulnerabilidade social, inclusive os artistas.
Mesmo com a crise, muitos artistas e produtores têm se empenhado e se adaptado às lives nas redes sociais para criar conteúdo e, consequentemente, gerar algum tipo de lucro, uma ajuda financeira nesta pandemia.
A companhia alagoana Teatro da Poesia se enquadra nesse grupo que anda produzindo em um período difícil. O grupo completará seis anos em maio e criou uma programação de oficinas com o objetivo de dividir entre as pessoas o que o grupo utiliza em processos de criação de peças.
Trata-se do I Ciclo de Oficinas ” ATO”, que vai acontecer no dia 14 de junho e até 9 de julho, de forma on-line através de transmissão de vídeo com diferentes dias e horários (confira a programação ao final do texto). As inscrições começam nesta sexta-feira (23) e terminam no dia 21 de maio. O evento é aberto para todo o Brasil.
“Não há outro estado que eu não queira estar a não ser esse, de ser artista, mesmo em distanciamento, longe dos palcos. Há uma cortina que nunca fecha para mim. A lembrança do palco feito de madeira, que faz ranger ao meu pisar, ecoa dentro de mim. Estou ansioso pela a troca que vai acontecer. Ver a arte no outro, contemplar a sua individualidade é fantástico. Instigar essas produções artísticas nesse ciclo de oficinas vai ser incrível”, afirmou John Fortunato, ator e um dos integrantes da companhia.
Para participar, é necessário que o interessado envie um email para teatrodapoesia@gmail.com solicitando a inscrição. Após a solicitação, a produção do evento vai enviar os próximos direcionamentos. A taxa de inscrição é de R$ 50 por cada oficina que o interessado for se inscrever.
As oficinas serão ministradas por Jamerson Soares, que vai compartilhar alguns exercícios de escrita poética para o teatro e falar um pouco sobre conceitos que a companhia utiliza para criar o texto; John Fortunato, que vai tratar sobre o comportamento do corpo em isolamento social por meio do audiovisual, como também vai falar sobre design e edição de vídeo; e Louryne Simões, que vai ministrar sobre a dança-teatro, seus conceitos e dinâmicas, além de exercícios de consciência corporal e como isso pode ser utilizado na composição poética de uma imagem em cenas teatrais.
“O ATO é a nossa forma de resistir, viver e sobreviver, de passar a mensagem de que a arte continua viva e vai continuar. Ela ultrapassa qualquer barreira e dificuldade que seja imposta pra ela porque já faz parte do DNA da arte: resistir, viver e sobreviver”, disse Louryne Simões, atriz e cofundadora da companhia.
A companhia Teatro da Poesia foi fundada em Maceió em 2015 por Louryne Simões e Jadir Pereira. Em seu primeiro ano de trabalho, a companhia se dedicou a pesquisar e trocar experiência com outros grupos e coletivos teatrais, como o paraibano Coletivo de Teatro Alfenim, Clowns de Shakespeare, do Rio Grande do Norte, o alagoano Coletivo Volante, entre outros. Os espetáculos “A memória da flor”, que teve estreia no Festival de Teatro Alagoano (FESTAL) e uma temporada de apresentações no Sesc das Artes em Maceió e Arapiraca; e “Os que vêm de longe”, que foi apresentado em 2019, estão no currículo da companhia. O grupo também ganhou um dos prêmios de reconhecimento da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) por meio da Lei Aldir Blanc.
PROGRAMAÇÃO
Inscrições abertas para o I Ciclo de Oficinas ATO – Teatro da Poesia
Abertura das inscrições: 23 de abril até 21 de maio
Início do evento: 14 de junho
Taxa de inscrição para cada oficina: R$ 50
14 de junho a 18 de julho
ATO 1 – “Poética da dramaturgia escrita: reflexo da realidade na ficção”, com Jamerson Soares
Horário: 9h às 11h
Vagas: 10
21 de junho a 26 de julho
ATO 2 – “Da dança se criou o mundo…”, com Louryne Simões
Horário: 19h às 21h
Vagas: 12
28 de junho a 2 de julho
ATO 3 – “O corpo enquadrado”, com John Fortunato
Horário: 28/06 a 30/06 das 19h30 às 21h30; 2/07 das 19h30 às 22h
Vagas: 12
9 de julho
Mostra on-line no Instagram do grupo @teatrodapoesia
DADOS PARA CONTATO
Geraldo Neto (produção) – (82) 99615-6528
Lídia Santos (produção) – (82) 98804-1413
Jamerson Soares (assessor de imprensa) – (82) 99982-9628
E-mail: teatrodapoesia@gmail.com
Instagram: @teatrodapoesia
Assessoria















