Banner-728x90px-Alagoas-Inteligente_2
1017
5 de novembro de 2025
Folha de Alagoas
Banner-728x90px-Alagoas-Inteligente_2
Banner-728x90px-Alagoas-Inteligente_2
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
5 de novembro de 2025
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Vídeo de reunião no Planalto reforça suspeita da CPI de ‘gabinete paralelo’ da Saúde

4 de junho de 2021
0
Vídeo de reunião no Planalto reforça suspeita da CPI de ‘gabinete paralelo’ da Saúde
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

O vídeo de uma reunião no Palácio do Planalto ocorrida em setembro de 2020 reforça a suspeita da CPI da Covid sobre a existência de um gabinete paralelo de aconselhamento ao presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia.

A CPI investiga a existência do gabinete e se os conselhos dados a Bolsonaro contrariaram a ciência e prejudicaram o combate à pandemia no país.

O site “Metrópoles” publicou reportagem nesta sexta-feira (4) na qual resgatou o vídeo da reunião, transmitida ao vivo no facebook do presidente na época.

Entre os participantes estão, além de Bolsonaro, o deputado Osmar Terra (MDB-RS), a médica Nise Yamaguchi o virologista Paulo Zanoto e outros profissionais de saúde.

Os profissionais apresentam a Bolsonaro opiniões contrárias às vacinas e favoráveis à hidroxicloroquina, remédio que comprovadamente não tem eficácia contra a Covid, mas é defendido pelo presidente e seus aliados.

Em determinado momento, Zanoto propõe e criação de um “grupo das sombras” para aconselhar o governo sobre a pandemia.

“Eu gostaria de ajudar o Executivo a montar um ‘shadow board’, como se fosse um ‘shadow cabinet’, esses indivíduos não precisam [ser] expostos, digamos assim”, afirmou Zanoto para Bolsonaro na reunião.

Um pouco antes, o virologista apresentou ao presidente opiniões duvidando das vacinas contra a Covid. Ele diz que é preciso tomar “extremo cuidado” e que o Brasil “talvez não” deva ter vacinas contra a doença:

“E uma das coisas importantes que tenho pra falar é o seguinte: No contexto da vacina, a gente tem que tomar um extremo cuidado. O Brasil tem uma diversidade genética assombrosa, que faz a população brasileira, provavelmente, uma das grandes mecas no desenvolvimento de vacinas. A gente tem que tomar um cuidado enorme com isso. Com todo respeito, eu acho que a gente tem que ter vacina, ou talvez não, porque o grande problema do coronavírus é que eles têm, intrinsicamente, problemas no desenvolvimento vacinal”, afirmou o médico.

Zanoto também revelou na reunião que Arthur Weintraub, irmão do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub, fazia a interlocução entre os profissionais do aconselhamento paralelo e o presidente Jair Bolsonaro. A participação de Arthur no aconselhamento ao presidente é tema da CPI.

“A gente não tem condições neste momento de dizer que qualquer vacina, que poderia estar, realisticamente, no que eles chamam de fase 3. Isso é muito sério. Então, nesse sentido, a gente precisaria, a minha sugestão, até enviei uma mensagem ao Executivo, mandei a carta para Weintraub, para o Arthur, talvez fosse importante se montar um grupo, e a gente poderia ajudar”, afirmou o virologista para Bolsonaro.

Na época da reunião, no início de setembro, a Pfizer já havia feito propostas de venda de doses de vacina para o Brasil, segundo relatos da empresa. Mas o governo brasileiros deixou as ofertas sem resposta.

Bolsonaro
Após a fala de Zanoto, Bolsonaro lembrou que havia vetado um dispositivo aprovado pelo Congresso que determinava a autorização de vacinas no Brasil desde que fossem liberadas pelas agências de controle de alguns países, como Estados Unidos, Japão, os países da União Europeia e a China.

Pelo dispositivo, se a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não liberasse o uso das vacinas em 72 horas, a liberação seria automática, desde que esses outros países já tivessem aprovado.

“O projeto foi aprovado na Câmara, e eu vetei um dispositivo. Resumindo: o que foi vetado e a Câmara derrubou o veto depois? Determinava ali: EUA, Japão União Europeia e China. O que chegasse aqui para combater o coronavírus, a ANVISA tinha 72 horas pra liberar. Se não liberasse, haveria liberação tácita. Eu perguntei: até a vacina? Até a vacina. Então a vacina, mesmo tendo aprovação científica lá fora tem umas etapas pra serem cumpridas aqui. A gente não pode injetar qualquer coisa nas pessoas e muito menos obrigar. Eu falei outro dia: ninguém vai ser obrigado a tomar a vacina, e o mundo caiu na minha cabeça”, disse Bolsonaro.

Osmar Terra e a hidroxicloroquina

Osmar Terra é medico e foi ministro da Saúde no governo do presidente Michel Temer. Logo no início da pandemia, ele despontou como um dos principais conselheiros de Bolsonaro.

Na reunião do início de setembro, Terra faz uma defesa da hidroxicloroquina, contrariando as evidências científicas que já estavam disponíveis na época.

“Aqui tem um especialista em arritmia cardíaca, presidente. E ele é o primeiro a dizer que não tem problema usar hidroxicloroquina”, afirmou Terra.
Bolsonaro responde:

“A gente viu o depoimento de um amigo nosso, também falou exatamente isso: não tem problema nenhum. Foi potencializado, exatamente para o pessoal fugir, talvez por ser um remédio muito barato”, argumentou o presidente.

Nise Yamaguchi

A médica Nise Yamaguchi prestou depoimento à CPI da Covid nesta semana. Aos senadores, ela disse que desconhece e que nunca participou de um gabinete paralelo.

Na reunião do início de setembro, ela diz: “Uma honra trabalhar como senhor nesse período”, se dirigindo a Osmar Terra.

G1

Você também pode gostar desses conteúdos

Vereadores discutem impasses sobre moradia e assistência no Village Campestre
Política

Vereadores discutem impasses sobre moradia e assistência no Village Campestre

por Redação
5 de novembro de 2025
Câmara aprova regulação das plataformas de streamings
Política

Câmara aprova regulação das plataformas de streamings

por Redação
5 de novembro de 2025
“Tinha ordem de prisão, não de matança”, diz Lula sobre megaoperação
Política

“Tinha ordem de prisão, não de matança”, diz Lula sobre megaoperação

por Redação
4 de novembro de 2025
Vereadora denuncia abandono da saúde mental em Maceió
Política

Vereadora denuncia abandono da saúde mental em Maceió

por Redação
4 de novembro de 2025
Presidente da Confederação de Pescadores é preso na CPMI do INSS
Política

Presidente da Confederação de Pescadores é preso na CPMI do INSS

por Redação
4 de novembro de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post
Após possíveis fraudes no auxílio emergencial, órgãos pedem dados extras de servidores alagoanos

Auxílio Emergencial no IR 2021: Receita divulga regras para quem foi vítima de fraude

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

7 de agosto de 2025
Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

7 de agosto de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sem categoria

Governo arrecada R$ 6,8 bilhões com bets em 2025, aumento de 17.000%

5 de novembro de 2025
Geral

Alunos tentam envenenar professoras com brigadeiro após nota baixa

5 de novembro de 2025
Esporte

Goleada da equipe alagoana marca abertura da 1ª Copa Rainha Marta Nordeste

5 de novembro de 2025

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.