Redação
A movimentação no Aeroporto Zumbi dos Palmares aumentou 9,20% de janeiro a maio na comparação com o mesmo período de 2020. Ao todo, 643.146 passageiros, entre embarque e desembarque, passaram pelo aeroporto de Alagoas, segundo dados da administradora AENA Brasil.
Aos poucos a malha aérea tem retomado os serviços diante da vacinação e da necessidade econômica, mesmo com a pandemia acumulando números altos de mortes e casos. Se comparado somente o mês de maio deste ano a maio de 2020, ainda no início da pandemia, o crescimento do fluxo de passageiros em Alagoas é de 1267%.
Diariamente, o aeroporto alagoano conta a média de 18 voos nacionais diretos. A expectativa governamental e dos administradores é que em julho sejam realizados 25 voos por dia.
Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão, os dados consolidam a retomada do turismo em Alagoas que, gradualmente, volta a receber mais visitantes, obedecendo aos protocolos sanitários recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
“O crescimento do fluxo de passageiros no Zumbi dos Palmares é a prova de que o trabalho do Governo de Alagoas tem dado resultado. O estado tem mantido o diálogo com as principais companhias aéreas, reforçando nossos acordos de concessão de incentivos, além de seguir realizando um intenso trabalho de promoção e divulgação do Destino Alagoas, fechando parcerias com as principais operadoras do país. Com muito zelo e segurança, o turismo se recupera e volta a impactar positivamente a economia de Alagoas”, afirmou Marcius Beltrão.
Retomada segura
A retomada gradual do turismo em Alagoas conta com o selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que reconhece destinos ao redor do mundo que tenham implementado protocolos sanitários em padrão mundial.
Já em âmbito nacional, Alagoas registra cerca de 1.533 empreendimentos turísticos com o selo do Turismo Responsável do Ministério do Turismo, ocupando o segundo lugar no Nordeste, atrás apenas da Bahia. As duas certificações levam em consideração a prática de condutas que tragam segurança a turistas e moradores.
com AA