Redação
O videomonitoramento da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) comprova a suspeita de que Sérgio Praxedes dos Santos, motorista que atropelou duas motos, trafegava na contramão, em plena Avenida Fernandes. O acidente da manhã desta sexta-feira (23) deixou uma pessoa morta e outras duas gravemente feridas.
A Polícia Civil confirmou, nesta tarde, que o delegado Francisco Amorim autuou o motorista por homicídio culposo e lesão corporal culposa. Os dois crimes ainda terão agravante, já que Sérgio estava sob efeito de álcool. Ele continua detido na Central de Flagrantes à disposição das autoridades.
Atualização – José Cícero da Silva Santos, 46 anos, que estava internado, não resistiu aos ferimentos e faleceu na noite desta sexta-feira, conforme informou a assessoria do HGE. Ele passou por várias cirurgias, mas veio a óbito e se tornou a segunda vítima fatal.
Quem era o condutor
Sérgio Praxedes dos Santos é bancário, tem 35 anos e estava dirigindo um Jeep Renegade, quando, ao deixar um posto de combustível, dirigiu pela contramão até atingir as motos. Conforme imagens nas redes sociais, ele estava em uma festa de aniversário de um empresário e influencer alagoano pela noite e madrugada. Com sinais evidentes de embriaguez, Sérgio, porém, recusou fazer o teste do bafômetro. Ele ficou sob escolta da assessoria militar do Tribunal de Contas até a chegada da Polícia Militar, que o levou à Central de Flagrantes. Acusado e testemunhas estão sendo ouvidos.
Bate boca
Em um aplicativo de mensagem, está rolando um áudio no qual o advogado de Sérgio discute com um policial. “Meu cliente não vai fazer o bafômetro, é uma escolha da defesa”, teria dito o advogado. O policial não gostou do tom e rebateu: “É assim que você respeita o serviço da polícia, porra? Eu falando na maior educação com você, caralho. Você está intervindo no meu serviço. Me respeite”, rebateu o agente.
Vítima
O acidente ocasionou a morte de Pedro Alves de Souza Júnior, 31 anos, segurança de uma empresa privada. Ele deixa quatro filhos e estava indo trabalhar. No início da tarde, parentes foram ao Instituto Médico Legal (IML) fazer o reconhecimento do corpo.
Sobrevivente
Quitéria Gonçalves de Amorim, 46 anos, está internada na Área Vermelha Trauma. A paciente sofreu politraumatismo e fratura de pelve. Seu estado de saúde é considerado estável após passar pelo centro cirúrgico.
Parentesco
Desde que houve o conhecimento do nome do condutor, vários boatos de quem ele seria parente tomou conta das redes sociais, especialmente pelo carro, considerado um modelo de classe média/alta e por não ter sido algemado na prisão.
Pelo sobrenome, Praxedes, o desembargador Otávio Leão Praxedes veio a público esclarecer que não tem qualquer parentesco com Sérgio, além de que seus familiares não têm qualquer vínculo com o acusado. “Não conheço o acusado e entendo que cada um deve assumir a responsabilidade pelos seus atos, sejam ou não familiares meus”, disse.
Opiniões
O fato, que causou forte engarrafamento na região, gerou revolta da população e de figuras públicas. O secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar, lamentou o caso e disse que as leis “precisam endurecer. Quantas vidas ainda serão perdidas?”.
Prestando solidariedade aos familiares e amigos das vítimas, Gaspar completou: “todo bêbado ao volante é um assassino em potencial e assim deve ser tratado”. O delegado Leonam Pinheiro também comentou: “Absurdo!”.
Vídeo do veículo na contramão
Vídeo do momento da prisão