O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, comemorou o fechamento das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), destinadas ao tratamento de pacientes com a Covid-19, devido à diminuição de casos da doença em Alagoas.
“Hoje vivemos um momento de alívio. Observar esses dias as UTIs do Hospital Metropolitano sendo fechadas, já vazias, UTIs que ficaram muito cheias durante muito tempo, é motivo de muito orgulho”, explicou Ayres em entrevista à TV Pajuçara.
O gestor estadual da Saúde também celebrou e disse que “é motivo de alegria e alívio” os quase 90% de idosos alagoanos imunizados com as duas doses da vacina. Além disso, durante a entrevista, Ayres falou sobre a mudança nos perfis dos hospitais que antes estavam exclusivos para o tratamento da Covid-19.
“Estamos virando a chave do perfil desses hospitais. Eles foram idealizados pelo governador Renan Filho com os técnicos da saúde ainda em 2015 e o objetivo era diminuir o déficit de leitos e facilitar o acesso da população a saúde pública. Depois veio a pandemia e, agora, a gente está disponibilizando essa estrutura, que ficou voltada para Covid-19, para que a gente possa ampliar os leitos de UTI. As pessoas esperam por essa mudança na saúde”, afirma.
Alexandre Ayres também reforçou a importância do programa Opera Alagoas, que promete acelerar os mais diversos tipos de cirurgias para os alagoanos.
“É o maior programa da saúde pública de Alagoas. A gente vai disponibilizar um número 0800 e qualquer cidadão, com qualquer tipo de cirurgia, nós iremos garantir todo exame pré-operatório e iremos realizar a cirurgia, seja ela pelo SUS [Sistema Único de Saúde], seja ela particular. E, caso o SUS não cubra, iremos realizar em hospital particular, com o governo de Alagoas bancando todo o custo”, salienta.
Sesau