Por Leonardo Ferreira
Há cerca de um mês, moradores do condomínio Jardins de la Reina e da região da Santa Amélia estão sofrendo com instabilidade na energia e risco de acidente elétrico diante de um fusível que vem pegando fogo num poste. Eles reclamam do descaso da Equatorial Energia quanto à demora em solucionar as reivindicações.
A diretoria da Associação dos Moradores do condomínio afirmou que abriu chamados e reclamações, mas até o momento nenhuma solução foi apresentada. Até relatos na ouvidoria foram feitos, conforme protocolo e documento enviados à Folha, porém, mesmo com as queixas, o problema persiste e está causando apreensão.
Ontem (09), um representante do condomínio foi mais uma vez pessoalmente à Equatorial pedir solução para o problema por volta de 12h e só pelas 22h uma equipe da empresa foi até o local. Oscilação e falta de energia durante todo o dia, além de luzes piscando com queda de fases, estão obrigando os moradores a retirarem os eletrodomésticos da tomada por medo de perder os aparelhos queimados.
“Há quase um mês estamos sofrendo e a Equatorial nada faz. Pagamos contas altíssimas e o serviço prestado é horrível, infinitamente pior que a Eletrobrás”, ressaltou um desses moradores da localidade. “Não era para o poste está pegando fogo. Se estoura e solta um fio com uma pessoa que vai passando embaixo, morre eletrocutado”, completou.
Segundo profissionais da área ouvidos, o problema é por conta de material sucateado instalado no sistema de fornecimento e que a empresa continua utilizando sem a devida e necessária substituição. A falta de manutenção para prevenir as falhas também foi destacada.
No Dia dos Pais, o aborrecimento também abarcou moradores do Conjunto Jardim Petrópolis, que ficaram indignados por passar a data comemorativa no escuro diante da interrupção no fornecimento de energia de 14h do domingo até 1h da madrugada de segunda-feira. A demora em restabelecer os serviços tem sido um dos maiores motivos de reclamação contra a Equatorial.
Esclarecimento
Procurada pela reportagem, a assessoria da Equatorial informou que uma equipe atendeu as ocorrências solicitadas, realizou a troca do fusível nesta terça-feira (10) e que o serviço já está normalizado.
“Sobre o relato de moradores do condomínio Jardins de la Reina, com relação à constante falta de energia, a Equatorial Alagoas informa que atendeu a todos os chamados e nesta terça-feira (10), equipes estiveram no local e executaram a substituição da chave fusível que estava danificada. O serviço foi concluído por volta das 13h30 e o fornecimento de energia foi normalizado”, diz a nota completa.