Redação
O governo estadual decidiu prorrogar por mais sete dias a Fase Amarela do plano de distanciamento social, mas anunciou aumento da capacidade de público para estabelecimentos e eventos.
Agora, bares, restaurantes, academias, salões de beleza, igrejas e espaços públicos podem funcionar com até 75% de ocupação, enquanto eventos ao ar livre podem ter até 200 pessoas – antes eram 100. Em locais fechados, a capacidade dos eventos passou de 50 para 100 cidadãos. Ambos sem venda de ingresso.
O decreto foi publicado no Diário Oficial e tem como base o avanço na vacinação e a queda na quantidade de novos casos e óbitos. O governo lembrou, todavia, que a pandemia não acabou e é preciso estar atento a ameaças, a exemplo das variantes da Covid-19: “Por isso, a colaboração da população é fundamental”.
Daqui a sete dias as medidas serão reavaliadas. As regras continuam as mesmas para todos: evitar aglomerações, respeitar os protocolos de distanciamento social, utilizar máscara ao sair de casa e higienizar as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool a 70%.
“Além disso, a busca pela imunização é a principal forma de se vencer o vírus em definitivo. Se você ainda não se vacinou, inclusive com a segunda dose, procure um dos postos em sua cidade – é o para o seu bem e para a proteção de quem você ama”, diz o texto governamental.
Veja o resumo do funcionamento dos setores:
A) Bares e restaurantes passam a operar com 75% da capacidade de público;
B) Igrejas e templos passam a poder receber 75% da capacidade de público;
C) Academias e clubes passam passam a operar com 75% da capacidade de público;
D) Salões de beleza passam passam a operar com 75% da capacidade de público;
E) Espaços públicos e privados podem abrigar práticas esportivas coletivas, sem público e sem limitação de pessoas nas equipes;
F) Teatros, museus, circos e cinema passam passam a operar com 75% da capacidade de público;
G) Eventos ao ar livre ampliam a capacidade de 100 pra 200 pessoas, sem venda de ingressos;
H) Eventos em locais fechados aumentam a capacidade de 50 pra 100 pessoas, sem venda de ingressos;
I) Horário de bares e restaurantes, no fim de semana, amplia para de 05h às 02h da manhã, mantendo o horário, durante a semana, até a meia-noite.














