Pesquisa Ipespe: Lula se mantém à frente e vence em todos os cenários de 2º turno

A nova pesquisa Ipespe, divulgada hoje, aponta que o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) se mantém à frente nas intenções de votos das eleições de 2022. De acordo com o levantamento, Lula venceria em todos os cenários de segundo turno.

Já o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido), perde em todos os cenários de segundo turno testados. Sua melhor chance é contra o atual governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), uma vez que a diferença está dentro da margem de erro de 3,2 pontos percentuais.

Além de Leite, foram considerados nos cenários de segundo turno João Doria, que disputa a indicação do PSDB com o governador gaúcho, Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (sem partido, mas com filiação ao Podemos anunciada).

No levantamento do primeiro turno foram considerados também Rodrigo Pacheco (PSD), Simone Tebet (MDB), Alessandro Vieira (Cidadania), Luís Henrique Mandetta (DEM) e o apresentador José Luís Datena, que atualmente está no PSL, mas que anunciou que vai para o PSD e disputará uma vaga para o Senado.

A pesquisa Ipespe é encomendada pela XP, porém a empresa deixou de assinar o seu nome no levantamento a partir do mês passado.

Lula vence em todas as opções de segundo turno

Bolsonaro perde em todos os cenários

Lula tem mais de 40% no primeiro turno

Na pesquisa estimulada, ou seja, quando as possibilidades de candidatos são apresentadas para o entrevistado, Lula teve 42% e 41% nos dois cenários apresentados.

Primeiro cenário

Segundo cenário

O Ipespe entrevistou, por telefone, mil pessoas, entre os dias 25 e 28 de outubro. Segundo o instituto, a amostra é representativa do eleitorado brasileiro, de 16 anos ou mais, de todas as regiões do país, com cotas de sexo, idade e localidade, além de controle de instrução, renda e recall do voto presidencial de 2018.

A margem de erro máximo estimada é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. Os percentuais que não totalizam 100% são decorrentes de arredondamento ou de múltiplas alternativas de resposta.

UOL

Sair da versão mobile