Redação
Moradores de Ipioca organizaram um protesto, nesta segunda-feira (31), para reclamar da falta de água na região que já ultrapassa ao menos 2 meses. A população do bairro cobra providências da BRK Ambiental e ajuda de autoridades para tentar solucionar a problemática.
Segundo os manifestantes, além da falta de água recorrente, a BRK sequer presta assistência devida para os consumidores. Com galhos de árvores e pneus, o protesto interditou a rodovia AL-101 Norte em ambos os sentidos.
A Polícia Militar foi acionada para gerenciar a crise e conseguir liberar a via. Com batida em panelas, os moradores e donos de estabelecimentos proferiram gritos de ordem: “Queremos água”.
Sobre a falha no abastecimento da região, a BRK emitiu nota, na qual afirma que o problema é anterior a chegada da concessionária, em julho de 2020, mas que está buscando melhorias para o sistema.
Leia a nota da BRK na íntegra:
“A BRK informa que a região de Ipioca possui limitações no sistema de abastecimento, anteriores à chegada da concessionária, e já implementa ações para melhoria da situação. Na última sexta-feira (28), uma reunião com as lideranças comunitárias do bairro foi realizada para entender as demandas e reforçar como está sendo a atuação da concessionária.
Equipes da BRK já constataram que a baixa pressão dos poços e vazamentos devido à diversas ligações clandestinas na tubulação são alguma das causas que têm interferido no abastecimento da região. Além disso, o bairro conta com várias redes obstruídas, que já estão sendo substituídas.
A BRK entende a situação da região e continua garantindo o abastecimento por meio de caminhões-pipa, sendo essa uma fase intermediária até que a infraestrutura de saneamento do bairro seja implementada com o avanço do processo de concessão. Apenas nos últimos 15 dias, foram enviados 54 carros pipa, totalizando mais de meio milhão de litros de água fornecidos”.