Redação*
O Procon Alagoas informou que notificou o Banco Itaú em razão das constantes falhas e instabilidades nos sistemas de atendimento, tanto virtuais, quanto presenciais, durante o período de carnaval.
O órgão requer que o Itaú explique o porquê dos problemas. No mês passado, uma agência do banco no Centro de Maceió foi notificada pela má prestação de serviço.
Desta vez, alguns consumidores relataram enfrentar problemas como não conseguir acesso às suas contas, assim como também, o não reconhecimento de transações efetuadas, extrato com erros, entre outros.
Foi solicitado que a empresa desse um parecer de quando constatou o problema, qual a previsão de regularização e quais tipos de informações foram comprometidas, a fim de maiores esclarecimentos a todos os usuários que, na ocasião, se sentiram prejudicados.
Histórico
Como dito, no mês de fevereiro, o Itaú no Centro foi notificado para esclarecer a denúncia feita por outra consumidora. A mesma alegou que a referida instituição financeira estava impedindo os consumidores de utilizar os caixas de autoatendimento – consequentemente formando longa fila na parte externa do local -, e o de não disponibilizar funcionários para auxiliar clientes com dificuldade de manuseio nos referidos caixas.
Diante do incidente, o Procon/AL abriu uma solicitação ao estabelecimento, para que o mesmo possa disponibilizar e normalizar o atendimento nos caixas rápidos e também disponibilizar uma quantidade necessária de funcionários que possam auxiliar os consumidores para que esses não passem pelos mesmos constrangimentos.
Diante das reclamações, caso a empresa reclamada não atenda ao que foi pedido, poderá sofrer as penalidades previstas no Artigo 56 e incisos da Lei nº 8078/90 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e o Artigo 18 e incisos do decreto federal nº 2181/97 sanções administrativas, tais como multa pecuniária (em dinheiro).
Vale sempre lembrar que o Instituto possui vários canais para atender a população alagoana, receber reclamações e realizar denúncias. Caso haja alguma ocorrência, o consumidor pode entrar em contato através de ligações ao 151, WhatsApp (82) 98876-8297 e de forma presencial, mediante agendamento, através do site agendamento.seplag.al.gov.br
*com Assessoria