Redação
Apesar da flexibilização do uso de máscaras pelo Governo e pela Prefeitura de Maceió, as escolas das redes estadual e municipal decidiram manter a obrigatoriedade dentro das suas dependências. A informação foi confirmada pelas secretarias.
Já as instituições de ensino particulares não se pronunciaram oficialmente, mas permanecem com a medida de cobrar o uso como estava sendo nos últimos meses, sem sinalização de modificação do cenário por enquanto, segundo conversa preliminar.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) afirmou que as máscaras são obrigatórias dentro da sala e espaços fechados, ao passo que em ambientes ao ar livre, fica facultativo aos estudantes, professores e demais servidores, conforme determina o decreto desta terça-feira (15).
Mesmo com JHC flexibilizando o uso em ambientes externos e fechados, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) estabeleceu que a proteção facial permanece obrigatória para atendimento administrativo na sede da pasta, salas de aula e dentro das dependências das unidades educacionais como, secretaria, sala da coordenação e outros espaços.
A medida também vale para as creches municipais. Nos ônibus escolares, também continua obrigatório o uso das máscaras, à contramão do transporte público.
O secretário Elder Maia afirmou que, inclusive, está sendo elaborada uma portaria interna que vai reforçar o uso de máscara nas escolas.
Para o secretário, essas medidas visam ter prudência, devido a uma grande circulação de pessoas dentro de ambientes escolares.
“Manter o uso obrigatório das máscaras é importante, tendo em vista que há uma grande circulação de estudantes, colaboradores, professores e pais em ambientes escolares fechados o que se torna uma medida de precaução e prudência e visa a manutenção da segurança escolar”, destaca Elder.















