Redação
Renan Filho deixa, neste sábado (02), a cadeira de governador de Alagoas para buscar a vaga de senador nas eleições de outubro. Quem assume interinamente é o desembargador e atual presidente do Tribunal de Justiça, Klever Loureiro, que fica no cargo por 30 dias até que a Assembleia Legislativa decida o chamado governador-tampão.
A solenidade de posse do desembargador ocorre após Renan Filho discursar pela última vez antes de assinar a renúncia, em evento programado para iniciar durante a manhã, com a presença de aliados, prefeitos, deputados, secretários, no Palácio do Governo.
Os deputados, comandados pelo presidente da Casa, Marcelo Victor, convocarão a eleição do governador e vice para fazer a administração maio a dezembro, até que o novo mandato 2023-2026 se inicie.
Se não existir uma reviravolta monumental, o deputado a ser eleito será Paulo Dantas, escolhido por Renan como seu sucessor, e que terá alguns meses para convencer os eleitores que merece mais quatro anos no poder, grande desafio para o ex-prefeito da pequena Batalha, no sertão alagoano. Pelo andar da carruagem, terá que enfrentar Rui Palmeira e Rodrigo Cunha no pleito.
Diante da vacância de governador e vice, com a saída em 2020 de Luciano Barbosa, atual prefeito de Arapiraca, o desembargador Klever Loureiro já assumiu por uma semana o Executivo alagoano no final do ano passado.