15 de junho de 2025
Folha de Alagoas
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
15 de junho de 2025
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
Anuncios-TCE-970x90 - PNG
Anuncios-TCE-970x90 - PNG
Redação

Redação

INSS prorroga experiência-piloto de perícias médicas a distância

5 de junho de 2022
0
Agências do INSS retomam atendimento presencial a partir de hoje

Arquivo/INSS

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorrogou, até 30 de junho, a vigência da “experiência-piloto” para a realização de perícias médicas por meio de teleavaliações. A prorrogação está prevista na Portaria Conjunta nº 3, publicada no Diário Oficial da União.

Com validade de 90 dias, a experiência-piloto foi instituída em janeiro, por meio da Portaria nº 1.404, publicada em 13 de janeiro, em cumprimento à decisão do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas.

A portaria determinava que a “experiência-piloto” de perícia médica com uso da teleavaliação seria “realizada junto às prefeituras municipais que têm acordo de cooperação técnica com o INSS”, ao qual caberá disponibilizar, por meio eletrônico, a minuta do acordo e o plano de trabalho.

Peritos
Quando a primeira portaria foi publicada, o presidente da ANMP, Luiz Carlos Argolo, argumentou que há diferenças entre teleperícias e teleatendimento, em especial pelo fato de a primeira ter natureza investigativa.

Em 28 de janeiro, foi publicada uma nova portaria, nº 1, estabelecendo o fluxo de operacionalização para perícias médicas com uso de teleavaliação, também em cumprimento a uma decisão do TCU.

Esse “fluxo de operacionalização” foi estabelecido a título de experiência-piloto junto a prefeituras “que possuem Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o INSS”. A portaria descreveu competências atribuídas à Subsecretaria da Perícia Médica Federal (SPMF), por meio de suas Coordenações Regionais da Perícia Médica Federal.

Entre elas, a de prestar o apoio técnico às prefeituras participantes do piloto; e a de dar apoio técnico às entidades participantes do piloto “quanto ao manuseio do sistema disponibilizado para a realização da perícia médica com uso da teleavaliação”.

As novas portarias, no entanto, não mudaram o posicionamento da ANMP. Argolo diz que a medida não deve reduzir o tempo de espera por atendimento. “Todo e qualquer instrumento de avaliação remota, virtual e indireta dos segurados sempre servirá como uma falsa esperança de redução das filas de atendimento, sem qualquer êxito”, disse hoje. Para ele, é preciso recompor o quadro de pessoal e destinar 100% dos servidores ao atendimento presencial.

“Em relação ao PMUT [perícia médica com uso de teleavaliação, especificamente, vale reiterar que se trata de medida flagrantemente atécnica e antiética, que já conta com diversos pareceres contrários pelos órgãos responsáveis”, completou.

AB

Você também pode gostar desses conteúdos

Procon Maceió divulga pesquisa de preços com itens juninos
Economia

Procon Maceió divulga pesquisa de preços com itens juninos

por Redação
13 de junho de 2025
Prefeitura de Pão de Açúcar abre concurso para 128 vagas; saiba detalhes
Economia

Concurso em Pão de Açúcar é impugnado por descumprir piso salarial

por Redação
12 de junho de 2025
Comércio tem queda de 0,4% em abril, depois de três altas
Economia

Comércio tem queda de 0,4% em abril, depois de três altas

por Redação
12 de junho de 2025
Braskem vai recorrer de liminar para não indenizar novos afetados
Economia

R$ 4,2 bilhões: Braskem passa de 19 mil indenizações pagas às vítimas em Maceió

por Redação
11 de junho de 2025
Por conta das fortes chuvas, retorno das aulas na rede municipal é adiado
Economia

Educação convoca 126 profissionais do PSS 2023 para escolas da rede municipal

por Redação
11 de junho de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post
Maceió já acumula 90% da chuva esperada para este mês

Governo Federal libera R$ 6,5 milhões para resposta às chuvas intensas em Maceió

Desastre em Maceió pode ser maior do que Brumadinho, diz geólogo

Braskem pede sigilo em pagamento de nova indenização e critica Defensoria

12 de junho de 2025
MP e Procon constatam atendimento precário do Itaú no Centro de Maceió

MP e Procon constatam atendimento precário do Itaú no Centro de Maceió

11 de junho de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sem categoria

Maceió registra crescimento de 22,6% no fluxo aéreo e quase 10% no internacional

13 de junho de 2025
Política

Motta aciona Itamaraty para tirar prefeito de João Pessoa de Israel

13 de junho de 2025
Sem categoria

CRB reclama com o Goiás por não cumprir acordo sobre Anselmo Ramon

13 de junho de 2025

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.